O Conselho de Disciplina ainda não decidiu o recurso do Benfica em relação ao castigo de dois jogos de suspensão aplicado a Ruben Dias, mas pode fazê-lo este sábado.

O Maisfutebol sabe que, desde que recebeu o recurso, nesta quinta-feira à hora de almoço, o Conselho de Disciplina cumpriu várias formalidades, tendo por exemplo consultado a Comissão de Instrutores da Liga (de quem partiu a sugestão de uma suspensão de dois jogos) para esta se pronunciar sobre os argumentos do Benfica.

A resposta da Comissão de Instrutores já está na Federação.

De resto, foram também ouvidos os árbitros do dérbi, não só o árbitro Carlos Xistra, mas também o VAR Hugo Miguel e os assistentes, os quais detalharam o que viram em tempo real e como analisaram o lance de Ruben Dias com Gelson Martins.

Ora portanto, e na posse de todos os dados que estas diligências permitiram recolher, o Conselho de Disciplina vai analisar o recurso da SAD encarnada neste sábado excecionalmente e pode então somar uma decisão antes do jogo do Benfica no domingo.

Refira-se que o Conselho de Disciplina não costuma tomar decisões ao sábado, mas considera que este é um caso excecional, uma vez que o campeonato termina no domingo e que por isso há urgência em tomar uma decisão em tempo útil.

Em cima da mesa há três hipóteses de decisão: a manutenção da suspensão de dois jogos, a diminuição para um jogo de suspensão ou a retirada do castigo.

Recorde-se que o pedido de suspensão do castigo enquanto não houver decisão sobre o recurso foi logo negado na quinta-feira, pelo que a haver uma decisão será sobre o próprio recurso e não sobre o efeito suspensivo do mesmo.