Artigo original: 22h54

Algumas figuras do universo benfiquista lançaram nesta quarta-feira o clássico entre Benfica e FC Porto, agendado para esta sexta-feira à noite no Estádio da Luz.

Toni disse esperar um jogo com incerteza mas sublinhou que os azuis e brancos entram em campo com maior pressão do que a equipa encarnada. «Já sabemos como é que são estes clássicos. Nem sempre quem está num melhor momento consegue ganhar o jogo. Tenho a certeza de que será um bom espetáculo e que o FC Porto está mais pressionado para vencer do que o Benfica», referiu.

O antigo jogador e treinador do Benfica falou ainda sobre a evolução do conjunto orientado por Rui Vitória, que depois de um arranque de época difícil já leva 11 vitórias seguidas e partilha a liderança do campeonato com o Sporting. «Cresceu muito desde o início da época, está moralizado e confiante. Mas o FC Porto chega à Luz com o orgulho ferido pela última derrota com o Arouca e é sempre perigoso. Estes duelos são sempre complicados», reiterou.

Também o antigo central do clube, Carlos Mozer, destacou a evolução dos jovens 'encarnados': «Rui Vitória apostou e bem no Renato Sanches, jovem que tem sido fundamental para a melhoria do Benfica.» Mozer falou ainda a propósito de Lindelof, na calha para assumir a titularidade ao lado de Jardel, em virtude das lesões de Luisão e de Lisandro. «É mais um jovem com qualidade. Estou convencido de que ele vai corresponder à aposta do Rui Vitória. Tem é de ser apoiado pelos companheiros, especialmente se as coisas não lhe correrem muito bem», apontou.

Os antigos jogadores falavam à margem do lançamento da réplica camisola do Benfica de 1993/94, época em que os encarnados foram campeões nacionais.

Desse plantel liderado por Toni e para além de Mozer, João Pinto ou Rui Costa, fazia ainda parte o capitão Veloso. Os dois antigos futebolistas analisaram o papel de Rui Vitória na recuperação pontual do Benfica. «Não é fácil suceder a um treinador como o Jorge Jesus, que esteve seis anos no Benfica e ganhou três campeonatos. O Rui Vitória acreditou nos jogadores e construiu uma nova equipa. E está na frente a lutar pelo título. A vitória sobre o FC Porto na sexta-feira não dá o campeonato ao Benfica, mas retira a candidatura portista», sublinhou Veloso.

Durante a cerimónia cantaram-se ainda os parabéns a Fernando Chalana, que competou esta quarta-feira 57 anos. «É sempre bom rever amigos e pessoas ligadas a este grande clube. O Benfica tem memória e um passado glorioso», disse, sensibilizado, o antigo jogador em declarações à Agência Lusa.