Chidozie Awaziem continua a treinar com o plantel principal do FC Porto e assume-se cada vez mais como a alternativa para o eixo central dos dragões.

Aliás, na ressaca da conturbada saída de Maicon frente ao Arouca, o jovem nigeriano viu a sua posição reforçada e pode até ser convocado para o clássico com o Benfica, em detrimento do brasileiro.

O jogador de 19 anos esteve no banco portista na receção ao Arouca e pode manter o estatuto, com Marcano a regressar para o onze ao lado de Indi. Maicon está remetido a tratamento após as queixas apresentadas no adutor esquerdo.

FC Porto: Maicon pediu desculpa ao grupo pela atitude

Chidozie começou a ser utilizado pelo FC Porto em janeiro de 2015, altura em que a sua inscrição deu entrada nos serviços da Liga de clubes, e fixou-se como referência no meio-campo defensivo da equipa júnior.

Proveniente da academia El Kanemi Junior Football Club, da cidade de Jos – não confundir com os El Kanemi Warrios de Maiduguri - Chidozie Awaziem chegou a Portugal num regime de cedência temporária mas convenceu rapidamente os responsáveis portista.

Aliás, de acordo com informações recolhidas pelo Maisfutebol, o jovem nigeriano assinou contrato no verão passado. O FC Porto garantiu Chidozie a título definitivo, com o vínculo a prolongar-se até ao verão de 2019.

Entretanto, o jogador subiu à equipa B e foi desviado para o centro da defesa por Luís Castro, acumulando desempenhos interessantes nessa posição.

A 27 de janeiro de 2016, poucas semanas depois de ter celebrado o seu 19º aniversário, Chidozie foi titular no Feirense-FC Porto (2-0), para a Taça da Liga. Com a saída de Igor Lichnovsky, por empréstimo, para o Sp. Gijón e a ausência de contratações para o setor, o nigeriano fixou-se no plantel principal e entra no leque de opções de José Peseiro.

O treinador portista conta com Chidozie Awaziem para momentos em que não seja aconselhável o recuo de Danilo Pereira – preponderante no setor intermediário – para o eixo defensivo. O internacional português foi a solução encontrada quando Maicon pediu a substituição frente ao Arouca, motivando a entrada em campo de Rúben Neves.