A 22ª jornada da Liga abre com um escaldante clássico entre o Benfica e o FC Porto esta sexta-feira (20h30), no Estádio da Luz, num jogo que poderá acompanhar no AO VIVO do Maisfutebol.

MOMENTO

Benfica: depois de muitas jornadas na perseguição ao Sporting, a equipa de Rui Vitória chega ao clássico com uma nova missão: a defesa da liderança. E para isso, precisa vencer, até porque o Sporting, à partida com os mesmos pontos, só joga no sábado, na Choupana, frente ao Nacional. A verdade é que, desde que perdeu com o Sporting na Luz, o Benfica somou treze vitórias com apenas um empate pelo meio. Tudo somado, a equipa da Luz recuperou onze pontos ao FC Porto e oito ao Sporting até chegar ao topo da classificação. O momento não podia ser melhor.

FC Porto: expetativas invertidas no lado do Dragão depois de ter perdido em casa na última ronda, diante do Arouca, na jornada em que o Benfica chegou ao topo. Se a equipa de Rui Vitória está obrigada a vencer para garantir a liderança, o objetivo do FC Porto não pode ser menos ambicioso, sob o risco de ficar definitivamente arredado, não só da luta pelo título, mas também da luta pelo segundo lugar e, consequentemente, dos milhões garantidos da Liga dos Campeões. Um eventual desaire deixaria a equipa de José Peseiro a nove pontos dos rivais de Lisboa, enquanto uma vitória permitiria reduzir, pelo menos para o Benfica, a diferença para três pontos.

Confira o calendário e a classificação da Liga

AUSÊNCIAS

Benfica: Fejsa não recuperou e é a principal «baixa» entre os encarnados, mas a convocatória fica marcada pelos regressos de Lisandro López e, principalmente, de Salvio, chamado pela primeira vez esta época, depois de ter realizado o último jogo já em maio de 2015. O central também recuperou da lesão que o afastou dos últimos jogos, agora falta saber se também regressa ao onze ou se Rui Vitória mantém a confiança em Lindelof. Luisão e Nuno Santos, a recuperarem de intervenções cirúrgicas, são os outros ausentes do clássico, a par do médio sérvio.

FC Porto: mais problemas para José Peseiro que já tinha perdido Maicon e agora perdeu também Marcano para o clássico. Sobram apenas Bruno Martins Indi e o jovem Chidozie para o eixo da defesa, mas o treinador pode ainda adaptar Danilo Pereira para essa posição, devolvendo, neste caso, Rúben Neves ao meio-campo. Apesar destas limitações, Peseiro volta a contar com Evandro, que regressa após paragem de um mês por lesão, além de Maxi Pereira que cumpriu um jogo de castigo na última ronda e, assim, pode voltar pela primeira vez ao Estádio da Luz desde que trocou de camisola.

DISCURSO DIRETO

Rui Vitória:

Este tipo de jogos dificilmente terá favoritos. Temos algum do favoritismo dos 50/50, porque amanhã vamos ter aqui o inferno vermelho. Inferno, no sentido positivo, com alegria, cor e ruído. São duas equipas que têm argumentos e têm defeitos, mas nada muda a nossa forma de abordagem do jogo. Máxima humildade, respeito pelo adversário, grande coesão entre todos nós e, depois levantar a cabeça e tentar ganhar

 

José Peseiro:

É um jogo que queremos vencer, contra um rival direto, uma equipa que está em primeiro lugar a par do Sporting. Sabemos da importância de vencer este jogo. Queremos ficar a três pontos do Benfica, recordando que no último jogo fizemos um golo ao 62 minutos que nos permitiria estar a esses mesmos três pontos e depender só de nós para sermos campeões. Queremos vencer este jogo, para reduzir a diferença de seis para três pontos».

OFICIAL: Benfica-FC Porto com lotação esgotada

HISTÓRICO

Será o 82º embate entre os dois rivais, contabilizando apenas os jogos para o campeonato no Estádio da Luz. Neste capítulo, a balança pende naturalmente para a equipa da casa que soma 42 vitórias, 25 empates e 14 derrotas. Na última temporada, já na 30ª jornada, registou-se um empate sem golos, mas há dois anos, ainda na primeira volta, a equipa então comandada por Jorge Jesus venceu por 2-0, com golos de Rodrigo e Garay. A última vitória do FC Porto ficou registada em março de 2012, num jogo equilibrado, decidido por uma cabeçada de Maicon a três minutos do final (3-2).

EQUIPAS PROVÁVEIS

BENFICA:

Outros convocados: Ederson, Nélson Semedo, Lisandro López, Sílvio, Gonçalo Guedes, Talisca, Salvio, Carcela e Raúl Jiménez.

FC PORTO

Outros convocados: Helton, José Ángel, Chidozie, Evandro, Sérgio Oliveira, Varela, Suk e Marega.