O Benfica é a equipa que mais pontos perdeu na Liga em relação à época passada. Há um ano, o campeão liderava com 22 pontos depois da 8ª jornada, mais cinco do que nesta altura, quando é terceiro classificado. A equipa que mais ganha na comparação, por outro lado, é o Marítimo. As duas equipas que por sinal se defrontaram na ronda passada, no empate a um golo nos Barreiros.

Há sete equipas, das 16 que entram na comparação descontando os promovidos Portimonense e Desp. Aves, que melhoram se olharmos para o mesmo número de jogos de campeonato da época passada. Antes de mais FC Porto e Sporting, em igual medida.

Os dragões, que cederam os primeiros pontos na ronda passada no clássico de Alvalade, lideram agora isolados com dois pontos de vantagem, sendo que na prática têm mais três pontos do que tinham ao fim da 8ª jornada de 2016/17, quando eram segundos.

O Sporting também ganhou os mesmos três pontos: 20 agora, depois de um arranque em pleno até à 6ª jornada e dois empates consecutivos nas rondas seguintes, 17 há um ano, que valia o terceiro lugar em igualdade com o Sp. Braga.

Mas a grande subida é mesmo do Marítimo. Mesmo tendo em conta que há um ano por esta altura já tinha entrado em campo o «fator Daniel Ramos». O treinador chegou após a quinta jornada, com o Marítimo no penúltimo lugar e apenas três pontos. Venceu os primeiros dois jogos e empatou o terceiro, com o Boavista. Portanto, fechou a ronda oito com 10 pontos, numa caminhada que terminaria com o sexto lugar final e o acesso às pré-eliminatórias da Liga Europa.

Na corrente temporada o Marítimo está a fazer melhor. Quatro vitórias em casa, apenas um empate cedido, na ronda passada frente ao Benfica - há um ano sem perder nos Barreiros, precisamente desde a chegada de Daniel Ramos. Apenas duas derrotas, nas visitas a Belenenses e V. Guimarães, contas feitas está no quarto lugar, com mais seis pontos do que há um ano.

A outra subida mais notória é do Belenenses, que ganhou quatro pontos em relação ao período homólogo. E depois o Rio Ave, mais três pontos. Moreirense e Boavista, neste caso com mais um ponto e já uma mudança de treinador na corrente temporada, são as outras equipas a ganhar na comparação.

Em contrapartida, as sete equipas em perda são lideradas pelo Benfica. Há um ano, depois de uma 8ª jornada que já se jogou a seguir à paragem para a seleção e num campeonato em que tinha cedido apenas um empate, frente ao V. Setúbal. Nessa época também já tinha havido Clássico entre Sporting e FC Porto, logo à terceira jornada, que os «leões» venceram por 2-1.

No ranking de perdas seguem-se duas equipas. O V. Guimarães, atualmente com menos quatro pontos,  e o Desp. Chaves, que perdeu o mesmo número de pontos. O Sp. Braga, apesar de estar nesta altura em recuperação, também é uma das equipas que perde na comparação, tem menos dois pontos do que há um ano.

Por fim, se Paços Ferreira e Tondela estão exatamente iguais em termos de pontos, uma curiosidade. O Estoril, último classificado nesta altura, tem apenas menos um ponto do que há um ano, quando os então sete pontos chegavam para estar acima da linha de água.

Pontos à 8ª jornada entre 2017/18 e 2016/17:

FC Porto, 22 contra 19, +3

Sporting, 20 contra 17, +3

Benfica, 17 contra 22, -5

Marítimo, 16 contra 10, +6

Sp. Braga, 15 contra 17, -2

Rio Ave, 14 contra 11, +3

Belenenses, 13 contra 9, +4

Boavista, 10 contra 9, +1

V. Guimarães, 10 contra 14, -4

Paços Ferreira, 9 contra 9, igual

Desp. Chaves, 8 contra 12, -4

Feirense, 8 contra 10, -2

V. Setúbal, 7 contra 9, -2

Portimonense, 7 -

Tondela, 6 contra 6, igual

Desp. Aves, 6 -

Moreirense, 6 contra 5, +1

Estoril, 6 contra 7, -1