A SAD do Benfica apresentou esta sexta-feira a s contas relativas à época 2013/14, com um resultado líquido positivo de 14,2 milhões de euros, uma melhoria 24,6 milhões face aos 10 milhões de prejuízo registados na época anterior.
 
«Este desempenho representa um importante contributo para o equilíbrio económico da Benfica SAD, baseado no crescimento das receitas operacionais, na presença assídua na Liga dos Campeões e na obtenção de  ganhos com a alienação de direitos de atletas», explica o relatório e contas apresentado na Comissão de Mercado e Valores Mobiliários.

Os resultados com atletas superaram os 37,6 milhões de euros, o que representa um crescimento de 174,6% face ao período anterior, diferença que resulta do aumento dos rendimentos obtidos com transações de atletas e a diminuição dos gastos com contratações. Além de  amortizações e perdas de imparidades de atletas (ou seja, a diferença entre o valor da compra do passe do jogador e da venda posterior do mesmo).
 
O relatório mostra ainda que «os rendimentos com transacções de atletas atingiram os 75,6 milhões de euros, o que corresponde ao maior valor de sempre alcançado pela Benfica SAD nesta rubrica». Para este facto contribuíram sobretudo «a transferência do atleta Matic para o Chelsea e a alienação de direitos económicos dos atletas Rodrigo e André Gomes à Meriton Capital Limited. Além das transferências de Melgarejo, Rodrigo Mora, Kardec e Garay.
 
Outros números relevantes:
 
- Os rendimentos com as cedências de direitos ao Benfica Stars Fund ascenderam a 8,6 milhões de euros, à semelhança do período anterior.
 
- O resultado operacional consolidado (incluindo transacções de atletas) ascendeu a um valor positivo de 33,5 milhões de euros, o que reflecte um acréscimo de 374% face aos 7,1 milhões de euros alcançados no período transacto e representa o quarto período consecutivo com resultados operacionais positivos;
 
- Os rendimentos operacionais consolidados (excluindo transacções de atletas) ultrapassaram os 105 milhões de euros, superando pela primeira vez a barreira dos 100 milhões de euros, tendo sido impulsionados pela implementação do novo modelo de exploração dos direitos televisivos, que gerou receitas brutas que ascenderam a 28,1 milhões de euros.
De referir que este é o primeiro período em que a actividade da Benfica TV é consolidada de forma integral na SAD.
 
- Os rendimentos totais consolidados atingiram os 184,7 milhões de euros, o que representa um crescimento de 27,4% face aos 145 milhões de euros apresentados no período anterior;
 
- O activo consolidado equivale a 440,7 milhões de euros, tendo ocorrido um aumento de 5,8%;
 
- O passivo consolidado corresponde a 449,1 milhões de euros, o que representa um aumento de 2%;
 
- Os capitais próprios consolidados no decorrer do exercício 2013/2014 registaram uma melhoria de 15,4 milhões de euros.