Acompanhe aqui AO VIVO o FC Porto-V. Guimarães

MOMENTO:

FC PORTO

Depois de uma exibição de gala no Dragão, com uma goleada (5-0) ao Desp. Chaves na estreia no campeonato, a equipa de Sérgio Conceição fez, segundo o próprio, uma das piores exibições na jornada passada frente ao Belenenses. A vitória no Jamor foi arrancada a ferros e permite aos azuis e brancos continuarem no topo da tabela, podendo capitalizar com o duelo entre Benfica e Sporting, que se disputa duas horas antes no Estádio da Luz. No Porto, o campeão faz contas ao dérbi da capital e tem como expectativa que o regresso a um Dragão com lotação esgotada volte a corresponder a uma exibição de luxo.

VITÓRIA DE GUIMARÃES

Três jogos, três derrotas. O Vitória de Luís Castro tem desiludido neste arranque, precisamente por ser uma das equipas que mais expectativas criou para esta temporada. À eliminação da Taça da Liga somou-se uma derrota na estreia no D. Afonso Henriques no campeonato... Pelo meio, uma derrota na Luz (3-2), na ronda inaugural. E agora segue-se o Dragão… Há, ainda assim, que recordar que Luís Castro também não teve um arranque fácil na época passada no comando do Chaves, que acabou a época a cobiçar os lugares europeus.

--

AUSÊNCIAS:

FC Porto: Diogo Costa, Mbemba e Tiquinho Soares (lesionados).

Vitória de Guimarães: Dodô, Frederico Venâncio e Óscar Estupiñán (lesionados). Osorio (cedido pelo FC Porto).

--

DISCURSO DIRETO:

Sérgio Conceição (FC Porto): «Será um jogo extremamente difícil, talvez o mais difícil até hoje. O Vitória reforçou-se muito bem. É o plantel mais equilibrado do Vitória nos últimos anos. Fez uma boa pré-epoca, nos jogos oficiais teve três derrotas, mas os jogos são todos diferentes. Não esperamos facilidades. Temos que jogar o máximo e colocar a nossa determinação e a nossa vontade de vencer dentro de campo e ganhar os três pontos.»

Luís Castro (Vitória de Guimarães): «Não me alicerço em estatística nem em história. É fundamental passarmos a jogar melhor para com essa forma de jogar conseguirmos pontos no campeonato. Isso está assente naquilo que queremos, não por termos três derrotas, mas porque queremos qualidade no nosso jogo para conseguir pontos. O FC Porto é um crónico candidato, mas estou focado na minha equipa. Iremos fazer algumas alterações para este jogo, a exemplo do que aconteceu anteriormente.»

--

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

No total de 166 duelos entre as duas equipas, o FC Porto tem um domínio esmagador, com 107 vitórias e apenas 23 derrotas. Considerando os jogos no Porto para o campeonato, os dragões somam 58 triunfos, enquanto o Vitória venceu em apenas três ocasiões (12 empates), a última delas em abril de 1996 (2-3), ainda no Estádio das Antas. Desde fevereiro de 2005 (0-0) que o FC Porto não perde pontos em casa com os vitorianos, que nunca venceram no Dragão.

--

EQUIPAS PROVÁVEIS:

FC PORTO

Outros convocados: lista não divulgada.

--

VITÓRIA DE GUIMARÃES

Outros convocados: lista não divulgada.