Depois de ter chegado a Portugal no verão de 2016 pela porta do modesto Alcanenense, o central turco Merih Demiral cumpriu a segunda metade ao serviço do Sporting, onde dividiu o tempo de utilização entre os juniores e a equipa B.

Em entrevista ao jornal turco Fanatik, o jogador de 19 anos falou sobre a ascensão e confirmou a abordagem de outros clubes, entre os quais o Benfica. «Depois de alguns jogos da Taça de Portugal, também recebi ofertas do Benfica, do Sp. Braga e de outras equipas da Liga portuguesa. Mas foi o Sporting que me entusiasmou», disse, lembrando que o clube de Alvalade formou jogadores como Cristiano Ronaldo, Quaresma e Luís Figo. Aceitei a proposta do Sporting porque achei que me iriam valorizar», frisou.

Demiral que vai ser jogador dos leões a título definitivo a partir da próxima temporada, espera conseguir afirmar-se ao serviço da equipa principal da equipa de Alvalade, onde chegou a trabalhar às ordens de Jorge Jesus. «O meu objetivo é jogar na equipa principal do Sporting o mais depressa possível e vestir a camisola da seleção. Na verdade, os meus objetivos são ainda maiores. Quero chegar a clubes europeus muito importantes.»

Recorde-se que Demiral chegou ao futebol português depois de passado pela formação no Fenerbahçe, clube onde privou com o português Vítor Pereira. «Convidou-me para treinar durante um ano», disse entre reparos à falta de cultura de formação na Turquia, em contraponto com o que diz verificar-se em Portugal e, em particular, no Sporting. «Um jogador que chega à equipa A é muito bem acolhido. Aqui [na Turquia] não», concluiu.