A SAD do Benfica enviou esta sexta-feira uma participação disciplinar contra o Sporting à Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da Liga, de acordo com documento a que a agência Lusa teve acesso.

Os dirigentes encarnados enumeram diversas alegadas infrações dos leões durante o último dérbi, em Alvalade, nomeadamente a «utilização indevida da aparelhagem sonora», o «impedimento da entrada de adeptos do Benfica no estádio de Alvalade e sua entrada tardia», as «faixas exibidas no jogo pelos GOA (Grupos Organizados de Adeptos) da Sporting SAD» e na «receção da comitiva da Benfica SAD».

Por isso o Benfica pede à CII que considere «procedente» a participação e proceda às consequências legais inerentes, entre as quais destaca-se a possibilidade de castigo de um a três jogos de interdição do estádio do clube visado.

Ora se o Benfica avançou com uma participação disciplinar contra o Sporting, o Sporting avançou com duas participações disciplinares contra o Benfica.

A SAD leonina apresentou as referidas argumentações também à Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga, queixando-se do comportamento dos adeptos encarnados no dérbi de futebol, e apresentou outra argumentação na Conselho de Disciplina da Federação queixando-se do comportamento dos adeptos encarnados no dérbi de futsal.

Como futebol e futsal estão sob alçada de entidades diferentes, a Liga de Clubes e a Federação, respetivamente, o departamento jurídico do Sporting apresentou duas participações.

As queixas foram entregues esta sexta-feira.

No caso do dérbi de Alvalade em futebol, a argumentação jurídica do Sporting aponta para a transgressão de vários artigos, referindo que o comportamento dos adeptos encarnados é passível de ser enquadrado em várias infrações.

Entre esses artigos, refira-se, está o artigo 182º do Regulamento Disciplinar da Liga, que diz respeito a «agressões graves a espectadores e outros intervenientes», o qual é punido com a realização de um mínimo de um e um máximo de dois jogos à porta fechada.

No que se refere ao futsal, refira-se que já esta sexta-feira a Comissão Disciplinar da Federação abriu um inquérito ao Sporting, precisamente pelo comportamento dos adeptos no Pavilhão da Luz. No caso do Benfica, o comportamento dos respetivos adeptos foi punido com uma multa de 1 326 euros.