O MOMENTO

Benfica: o dérbi surge no calendário do Benfica depois do primeiro percalço da época. O empate (1-1), em casa, diante do PAOK, num jogo em que desperdiçou várias oportunidades, complicou o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, que terá de ser conquistada na Grécia. Antes disso, porém, há o dérbi dos dérbis, com o rival de sempre. E que melhor motivação para a deslocação a Salónica do que levar uma vitória sobre o Sporting na bagagem?

Sporting: duas vitórias nas primeiras duas jornadas do campeonato foram a melhor resposta possível às dúvidas levantadas ao longo da pré-época sobre a equipa de José Peseiro. Seis pontos conquistados e moral elevada para a deslocação ao outro lado da Segunda Circular. Nas contas, não estaria com certeza a ausência de Bas Dost, o principal goleador dos leões nas últimas duas épocas. José Peseiro avisou que a equipa foi preparada para o jogo já sem o ponta de lança holandês, resta saber qual a resposta que os verde e brancos darão em campo.

AUSÊNCIAS

Benfica: Krovinovic, Ebuehi, Jonas, Castillo e Corchia (lesionados).

Sporting: Sturaro, Bas Dost e Bruno César (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Rui Vitória: «Um dérbi à 3.ª jornada é como se fosse noutra qualquer. Vamos jogar com a mesma determinação que teríamos em qualquer situação. É mais um jogo que temos de fazer.»

José Peseiro: «São noventa minutos, mais a compensação, e isso pouco vai contar. O que decide é o que vamos fazer em campo. Toda a gente vai esquecer quem tem mais jogos ou se o Benfica tem jogo na terça ou não.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Em 302 jogos, 22 triunfos dão vantagem ao Benfica sobre o Sporting. No que respeita apenas ao campeonato, a vantagem do Benfica é expressiva, com 77 vitórias, contra 47 do Sporting. A derrota mais recente dos encarnados remonta à época 2015/16.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Benfica:

Outros convocados: Svilar, Conti, Yuri Ribeiro, Alfa Semedo, Zivkovic, Samaris, Rafa, João Félix e Seferovic.

Sporting:

Outros convocados: Renan, Maximiano, Marcelo, Bruno Gaspar, André Pinto, Petrovic, Wendel, Castaignos, Raphinha, Matheus Pereira e Jovane.