A figura: Rui Patrício

Fundamental na primeira parte, a segurar o nulo quando o Sporting estava em dificuldade, nomeadamente nos últimos quinze ou vinte minutos anteriores ao descanso. Aí brilhou ao desviar um remate de Rafa para o poste (38m), e depois a palmada a afastar o remate cruzado de Samaris da baliza (43m). Na primeira parte foi ele a segurar o nulo que dava vantagem ao Sporting na luta direta pelo 2º lugar, tendo em conta o empate a uma bola na Luz.

Positivo: Fábio Coentrão

Menção honrosa para o exemplo dado à equipa na primeira parte, ao assumir os dois remates da equipa leonina. E se o primeiro, de fora da área, não chegou a assistir Bruno Varela (32m), já o segundo, de cabeça, passou bem perto do poste (40m).

Negativo: William Carvalho

De regresso à competição após um mês de paragem, «Sir William» apresentou evidentes limitações físicas no dérbi. Por norma muito influente a pegar no jogo em terrenos recuados, raramente assumiu essa tarefa, e mesmo em missão defensiva não conseguiu impor a sua presença como habitualmente. Nestas circunstâncias foi sem grande surpresa, por isso, que acabou por ser o primeiro jogador substituído, ao minuto 63.

Outros destaques:

Bas Dost

Foi para o descanso aos pontapés na relva, zangado consigo, depois de ter desperdiçado uma grande ocasião. Tirou Jardel e Grimaldo com um «truque» inesperado, mas depois, só com Bruno Varela pela frente, tentou assistir Gelson. O holandês desaproveitou assim a única ocasião em que se libertou dos centrais contrários.

Bruno Fernandes

Demorou a entrar no jogo, alternando entre a zona central e o flanco direito (por troca com Gelson), mas sem conseguir impor a qualidade técnica decidiu agarrar-se ao espírito de luta. Não deu para a inspiração de outras noites, valeu a transpiração.

Gelson Martins

Com Grimaldo bem mais reservado do que é habitual, o extremo leonino sentiu dificuldades para criar desequilíbrios. Bem tentou agitar o jogo, pela direita ou mais próximo de Bas Dost, mas não conseguiu criar situações de perigo.