Jogo de abertura da última jornada da Liga às 20h30 desta sexta-feira na Vila das Aves. Acompanhe AO MINUTO no MAISFUTEBOL.

MOMENTO:

Desp. Aves: a equipa da Vila das Aves despede-se de uma edição histórica do principal escalão do futebol português, no qual à quarta tentativa conseguiu pela primeira vez a manutenção entre os grandes. Essa conquista foi feita com um triunfo em Moreira de Cónegos na última jornada (0-3), permitindo desde já à equipa de José Mota entrar em modo pré-Jamor, sem conseguir deixar de olhar para a final da Taça de Portugal do próximo fim-de-semana.

Desp. Chaves: os transmontanos acalentaram até à última jornada a aspiração de chegar ao quinto lugar do campeonato, mas a derrota em Vila do Conde (2-1) na antepenúltima jornada deitou essas aspirações por terra. Na última ronda os flavienses derrotaram o Marítimo por quatro bolas a uma, estando agora em igualdade pontual com os insulares no sexto lugar. É por esse lugar que lutam agora.

INDISPONÍVEIS

Desp. Aves: todos disponíveis.

Desp. Chaves: Djavan (lesionado) e Patrão e Platiny (castigados).

DISCURSO DIRETO

José Mota (Desp. Aves): «Temos de ter uma postura sempre digna. Trata-se de um jogo que antecede de a Taça de Portugal e vou fazer algumas alterações em relação àquilo que tem sido a equipa base do Desportivo das Aves. Tenho jogadores que está cansados, outros com problemas físicos, mas isto não quer dizer que não vamos encarar o jogo com profissionalismo».

Luís Castro (Desp. Chaves): «O jogo é motivante para nós, porque podemos assegurar o sexto lugar, o que seria ótimo, por isso, a equipa estará ligada. Queremos impor a nossa matriz de jogo, mas, do outro lado, vai estar o José Mota, que conheço bem e que quer ganhar tanto como eu, portanto, o que espero é um bom espetáculo».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

33 anos depois o Desp. Aves e o Desp. Chaves voltam a encontrar-se na Vila das Aves em jogo a contar para a principal divisão do futebol português. Apenas por uma vez os flavienses se deslocaram à vila do concelho de Santo Tirso, tendo vencido (2-3) na época 1985/1986. De resto, as duas equipas encontraram-se em dezasseis ocasiões, tendo a equipa da casa vantagem. O Aves soma sete triunfos contra seis do Chaves, registando-se ainda três empates. Na primeira volta do campeonato registou-se um empate a uma bola.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Desp. Aves

Desp. Chaves