Líder isolado do campeonato com quatro pontos de avanço para o segundo classificado (Sporting) e cinco para o terceiro (Benfica), o FC Porto joga este sábado na Vila das Aves, onde Lito Vidigal já conseguiu tirar os avenses da zona de despromoção, ainda que sem grande margem de manobra. Siga o jogo AO MINUTO no Maisfutebol.

MOMENTO

Desp. Aves: nove pontos em onze jornadas é o registo da equipa avense em ano de regresso ao convívio com os grandes do futebol português. O início não correu como esperado, Ricardo Soares foi substituído por Lito Vidigal e o Desp. Aves ocupa neste momento o antepenúltimo lugar, o primeiro acima da linha de água. A margem de manobra é reduzida, mas os avenses estão no melhor momento da época, vêm de dois triunfos consecutivos, o que ainda não tinha acontecido.

FC Porto: o dragão de Sérgio Conceição voltou a sorrir e, sobretudo, voltou a fazer do topo da tabela classificativa o seu habitat natural. No primeiro lugar, o emblema portuense apenas cedeu dois pontos nas primeiras onze jornadas, ao empatar em Alvalade. De resto, apenas foi derrotado na Liga dos Campeões, pelo Leipzig e pelo Besiktas. Vem de um empate na Turquia, na última terça-feira, que abre boas perspetivas de continuar na prova milionária.

INDISPONÍVEIS:

Desp. Aves: Pedrinho (condicionado);

FC Porto: Otávio, Marega e Soares (lesionados);

DISCURSO DIRETO

Lito Vidigal (Desp. Aves): «Achamos sempre que é possível vencer qualquer adversário, mesmo um FC Porto que está em primeiro lugar e invicto. Mas creio que temos a possibilidade de tornar isso diferente e talvez possamos ser a primeira equipa a vencer o FC Porto. Acreditamos nisso, e vamos fazer das tripas coração para tal».

Sérgio Conceição (FC Porto): o técnico do FC Porto encontra-se suspenso em virtude da expulsão diante do Portimonense, a contar para a Taça de Portugal, e, por isso, não fez a habitual antevisão ao encontro em conferência de imprensa.

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Nove jogos, igual número de triunfos para o FC Porto diante do Desp. Aves. Registo 100 por cento vitorioso dos dragões, que marcaram 26 golos e sofreram apenas dois nestes nove embates com o conjunto da Vila das Aves. Destes nove jogos, seis foram a contar para o campeonato e três para a Taça de Portugal. O último embate entre o FC Porto e o Desp. Aves a contar para a Liga foi a 20 de maio de 2007, os dragões venceram (4-1), sagraram-se campeões e o Desp. Aves foi despromovido. Um jogo com muita história!

EQUIPAS PROVÁVEIS

DESP. AVES

FC PORTO