No melhor momento da época depois de ter conseguido pela primeira vez dois triunfos consecutivos na Liga, o Desp. Aves recebe um Marítimo num momento inverso, a atravessar a pior série de resultados, não vencendo nas últimas oito jornadas. Embate entre equipas em contraciclo que pode acompanhar AO MINUTO no Maisfutebol.

MOMENTO
Desp. Aves:
duas jornadas consecutivas a vencer constituem um facto inédito na presente edição da Liga e raro na história do clube. O Boavista e o Belenenses foram as vítimas do acordar dos avenses, que saltaram do último lugar para fora da linha de água de forma pujante, marcando oito golos em dois jogos.

Marítimo: em queda na tabela classificativa, o conjunto madeirense atravessa um mau momento, não averbando qualquer triunfo nas últimas oito jornadas. Vindo de três derrotas consecutivas, as duas últimas por três bolas a zero diante do Portimonense e do Rio Ave, o emblema insular disputa o segundo jogo consecutivo fora de portas.

INDISPONÍVEIS
Desp. Aves:
Guedes (lesionado).

Marítimo: Fábio China (castigado).

DISCURSO DIRETO
José Mota (Desp. Aves):
«Trabalhar sobre vitórias é mais fácil. Há fatores de motivação, a nível de treino, rendimento, há mais dinâmica e dá mais confiança. O nosso grupo vem de duas vitórias importantes, mas, mais importante, foi sair do último lugar. Era um peso que não queríamos continuar a ter».

Daniel Ramos (Marítimo): «O Aves não vinha a marcar muitos golos e, em dois jogos, conseguiu fazer muitos. Eles entraram num ciclo positivo e vão tentar prolongá-lo. Nós estamos num negativo e vamos procurar quebrá-lo e, para isso, é preciso todo o tempo de jogo e o arranque é muitas vezes preponderante em relação aquilo que vai acontecer a seguir».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS
Três empates em igual número de jogos é o registo de confrontos entre os dois emblemas em jogos da Liga tendo a Vila das Aves com palco. O único embate que não deu em empate sorriu ao Desp. Aves, em jogo a contar para o segundo escalão do futebol português. Na primeira volta os insulares venceram por duas bolas a uma, enquanto que o último jogo entre o Desp. Aves e o Marítimo data de 2007, ficando para a história um empate a uma bola.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Desp. Aves

Marítimo