A FIGURA: Paulo Machado

Estreia a titular na Liga 2017/18. Em boa hora para o Desp. Aves, pois foi o acréscimo de qualidade que o miolo avense necessitava. Mais solto devido ao trabalho de Vítor Gomes e Washington, apareceu mais vezes a apoiar o ataque, sendo um ponto de encontro para Derley. Disponível para o choque, foi com a bola nos pés que mais se destacou. Saiu esgotado.

O MOMENTO: Derley atira ao poste

Minuto 69. Num jogo demasiado pastoso na maior parte do tempo, a melhor oportunidade para marcar foi mesmo da equipa da casa, já à entrada da reta final, quando Amilton arrancou pela esquerda, deu a Vítor Gomes e este cruzou para o desvio que parecia certeiro de Derley. Não foi por centímetros. Os mesmos que faltaram para desviar a bola do poste e, quem sabe, transformar um ponto em três.

OUTROS DESTAQUES

Salvador Agra

A antipatia é antiga e sobejamente conhecida. Nasceu em Vila do Conde, fez-se jogador no rival Varzim e os adeptos do Rio Ave não esquecem. Cada toque na bola, um assobio. Tentou alhear-se e fazer o jogo vertical e vertiginoso que o caracteriza, mas nem sempre tomou as melhores opções. Por vezes parece que não pensa à mesma velocidade com que corre o que complica a ação.

Amilton

Entrou muito bem no jogo, dando uma verticalidade à equipa que Ricardo Soares procurava desde início, mas que Arango não deu. Foi a partir da sua entrada que o Aves ficou, verdadeiramente, por cima no jogo e dispôs das melhores oportunidades. Uma até foi dele, numa arranca que culminou com um remate a rasar o poste.

Francisco Geraldes

Entrou a todo o gás e teve as duas primeiras oportunidades do Rio Ave no jogo. Primeiro rematou a rasar a trave, depois para defesa de Quim, de ângulo muito apertado. Contudo, foi sol de pouca dura. O entendimento com os colegas deixou a desejar e a noite não teve a luz que prometeu.

Rúben Ribeiro

O elemento mais em jogo do Rio Ave, claramente. Quase sempre a partir da esquerda, mas deambulando muito para o centro, naquele estilo característico. Procurou muito as combinações com Geraldes e apesar da marcação apertada de que foi alvo, não deixou der ser primeira opção dos colegas na hora de definir como terminar a maioria das jogadas. Problema? Essa foi mesmo a maior pecha de Rúben Ribeiro.