Declarações de José Mota, treinador do Desp. Aves, na sala de imprensa do Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, depois do triunfo (0-3) sobre o Moreirense que garante a manutenção aos avenses:

«Trabalho feito e penso que bem feito. Merecemos ganhar, penso que fomos melhores. As estratégias às vezes surtem efeito, outras vezes não. O que pensámos hoje sucedeu e conseguimos gerir um jogo de emoções, que sabíamos que ia ser uma entrega total. O golo cedo deu segurança e tranquilidade. Percebemos que com discernimento podíamos fazer o segundo golo. Os meus jogadores interpretaram o que era conseguido. Esta manutenção é um feito extraordinário, o Aves está de parabéns. Todos entraram na história, o staff, os jogadores, a SAD, o presidente, todos os funcionários que nos ajudaram. Tudo isso, os nossos sócios, porque isto que viram hoje aqui tem acontecido ao longo de toda a época. Sou um privilegiado porque já o ano passado vivi estes momentos. Para eles vai esta manutenção».

«Foi um confronto que é um dérbi, é importante que se realce duas coletividades de duas freguesias, que conseguem esta envolvência num jogo de futebol. Quero dizer que sou um privilegiado a avaliar estes dois clubes, sou daqui de perto e sei a força que fazem. É esta humildade destas gentes que proporcionam que duas freguesias se mantenham no mais alto patamar do futebol português. O Moreirense o ano passado venceu a Taça da Liga e conseguiu a manutenção. Este ano estamos nós a viver este feito. Eles merecem, esta zona do Vale do Ave tem merecido e tem feito jus às suas forças. É pena que o Moreirense não esteja a festejar hoje, digo isto com toda a sinceridade, mas acho que também vai conseguir essa alegria. Estamos satisfeitos com o nosso trabalho. Para mim é mais uma importância acrescida, quando vim o Aves estava numa situação complicada em último lugar, em 14 jogos fizemos vinte pontos. Isto dá um orgulho muito grande, embora seja de toda a gente».

[Já pensa na Taça de Portugal] «Tínhamos tido uma conversa entre nós que não falaríamos da Taça de Portugal enquanto não conseguíssemos a manutenção. A partir de agora não posso proibir ninguém e falar da Taça de Portugal, que é o jogo de uma carreira, um sonho. Vamos começar a preparar esse mesmo jogo e toda a gente tem liberdade de falar da Taça de Portugal, mas ainda temos um jogo que queremos ganhar. Temos ainda mais uma jornada, tem de ser uma jornada digna e com entrega total, mas é verdade que vamos pensar na Taça de Portugal. Faz todo o sentido que assim seja, vamos pensar nos dois jogos, mas centrado na Taça».

[Futuro] «Tenho contrato com o Deps. Aves, as coisas foram assim feitas dessa forma. Quando me convidaram o propósito foi para no e meio por iniciativa da SAD. As coisas são fáceis: se não estiveram satisfeitos as coisas são simples de resolver. Mas em princípio é para manter».