SIGA O RIO AVE-DESP. AVES, JOGO INAUGURAL DA 24.ª JORNADA, COM INÍCIO ÀS 20H30 DESTA SEXTA-FEIRA

MOMENTO

Rio Ave: apesar de manter relativo domínio na condição de visitado, nunca os vilacondenses sofreram tanto como nas últimas quatro rondas da Liga. Se o triunfo na receção ao Marítimo (3-0) coloriu o cenário, foram pesadas as derrotas em Portimão (4-1), Luz (5-1) e Dragão (5-0) - a última - a ditarem metade dos golos sofridos em toda a atual Liga: foram 14, dos 31 (45,1%). No regresso a Vila do Conde, a constância de triunfos à prova: as últimas quatro jornadas em casa, o Rio Ave só venceu. Já não perde nos Arcos desde 27 de novembro de 2017.

Desp. Aves: praticamente sem fôlego na luta pela manutenção, ao ter um ponto à maior sobre a zona de descida nesta altura, a verdade é que o Desp. Aves igualou, nas últimas três jornadas, o melhor registo que vigorava da 11.ª à 13.ª jornada. Somou dois triunfos expressivos, ante o Boavista (3-0) e no Restelo (2-5) e empatou, na última jornada, ante o Marítimo. Em quatro jornadas, José Mota somou um terço (7) dos atuais 21 pontos na Liga, 12 deles conquistados fora de casa.

AUSÊNCIAS

Rio Ave: Leandrinho e Gelson Dala (lesionados)

Desp. Aves: Guedes (lesionado), Derley (lesionado, em dúvida).

DISCURSO DIRETO

Miguel Cardoso (Rio Ave): «Podia haver alguma tentação em pensar em vingança, mas, da nossa parte, isso não acontece. Este é um jogo do campeonato, num momento diferente e com uma realidade distinta. Há traços distintos entre as duas equipas, nomeadamente no adversário, em que o trabalho de José Mota se começa a sentir. Procurar um resultado positivo. Intenção é sermos um Rio Ave que controla o jogo e que consegue impor o ritmo.»

José Mota (Desp. Aves): «O jogo da Taça acaba por entrar no subconsciente dos jogadores. Tendemos a olhar para os jogos positivos, tal como a massa associativa pode pensar nisso, mas sabemos que não há jogos iguais. O que vai acontecer terá características diferentes, sem prolongamento nem grandes penalidades. Dar continuidade aos bons resultados. [Rio Ave?] A jogar de forma organizada, a tentar fazer um golo e depois gerir essa vantagem.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

É apenas o segundo encontro entre Rio Ave e Desportivo das Aves no principal escalão do futebol português. O primeiro foi esta época, na Vila das Aves: terminou empatado sem golos. Sempre que o Desp. Aves esteve na Liga, até 2017/18, o Rio Ave estava na divisão inferior e vice-versa.          

EQUIPAS PROVÁVEIS

Rio Ave

Outros convocados: não divulgados.

Desp. Aves

Outros convocados: não divulgados.