Embate entre vizinhos às 16horas deste domingo no Estádio D. Afonso Henriques. O V. Guimarães está por cima na tabela classificativa, mas o momento que o Desp. Aves atravessa é mais sorridente. Siga o jogo AO MINUTO no Maisfutebol.

MOMENTO
V. Guimarães:
travessia no deserto por parte da equipa vimaranense, que não vence há cinco jogos, é um dos conjuntos mais batidos na Liga e tem passado por diversas adversidades. José Peseiro assumiu o comando técnico há duas jornadas, empatou sem golos na sua estreia na receção ao Belenenses e na última jornada foi derrotado em Portimão. Numa crise de resultados e de identidade, sofrendo constantes mutações na equipa, o Vitória ocupa o décimo lugar com trinta pontos.

Desp. Aves: o reencontro com as derrotas na última jornada, em casa do Benfica (2-0), atenua o estado de espírito dos avenses, mas não apaga o excelente estado de espírito a que José Mota guiou o Desportivo das Aves. Na melhor fase de sempre do principal escalão do futebol português, os avenses têm-se revelado uma equipa sólida e concretizadora, fatores determinantes para a série de seis jogos consecutivos sem perder. Ocupa, o 13º lugar com 25 pontos.

INDISPONÍVEIS:
V. Guimarães:
Victor Garcia, Wakaso e Celis (lesionados) e Douglas (castigado).

Desp. Aves: todos disponíveis.

DISCURSO DIRETO
José Peseiro (V. Guimarães):
«A situação não é fácil, todos sabem, o importante é estarmos conectados, focados, mostrarmos o nosso caráter, a nossa personalidade e também a qualidade que já demonstrámos este ano. O adversário é forte, experiente e construiu um bom plantel; passa o melhor momento da época. Mas o mais importante é pormos em campo as coisas que vamos treinando e mostrar mais confiança, qualidade de jogo e vencer».

José Mota (Desp. Aves): «É verdade que o Vitória de Guimarães tem sido favorito nos encontros realizados com o Desportivo das Aves. Joga no seu estádio, é um clube com grandes tradições e normalmente é favorito. O que queremos é inverter essa tendência de não ter resultados positivos com o Vitória. Com níveis de concentração elevados e com o rigor tático que temos tido nos últimos jogos poderemos e pretendemos um bom resultado».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS
Supremacia para o V. Guimarães no que às receções ao Desp. Aves diz respeito. Num total de seis jogos disputados entre os dois emblemas os vimaranenses somam quatro triunfos, enquanto que o Desp. Aves nunca venceu. Apenas no desempate de grandes penalidades, numa eliminatória da Taça de Portugal os avenses levaram a melhor. Este será o quarto embate entre os dois emblemas no D. Afonso Henriques, sendo que nos três anteriores o V. Guimarães venceu dois e cedeu um empate. Na primeira volta o V. Guimarães venceu na Vila das Aves com golos de Raphinha, Heldon e Rafael Martins.

EQUIPAS PROVÁVEIS

V. Guimarães

Desp. Aves