O campeonato está a chegar ao fim e, à 32ª jornada, já houve mais decisões, mesmo que algumas não estejam (totalmente) definidas. Vamos explicar o que se quer dizer com isto: há (mais) lugares já assegurados de facto; mas há também a garantia de que um dos dois clubes que estão atualmente em zona de despromoção descerá de certeza – o que não se sabe é qual.

A luta pelo título está entre as novidades que resultam desta jornada, pois, pela primeira vez, há uma equipa que pode sagrar-se já campeã nacional: o Benfica. Mas os encarnados não dependem só de si. A equipa de Rui Vitória tem de vencer o Marítimo, mas esperar ainda que o Sporting não ganhe ao V. Setúbal.

Na luta pelos lugares europeus, o Sp. Braga também assegurou nesta ronda o acesso à fase de qualificação da Liga Europa via campeonato (não obstante os guerreiros minhotos serem já finalistas da Taça de Portugal). O mais bem colocado na Liga para seguir estas pisadas continua a ser o Arouca.

A equipa de Lito Vidigal já só depende de si para jogar a qualificação europeia precisando para isso de ganhar no Estoril. Mas o Arouca pode nem necessitar de um triunfo. Mas, aí, já depende de (dois) terceiros – mesmo que não dos dois ao mesmo tempo.

Os beirões podem ir à fase de qualificação da Liga Europa mesmo com um empate se o P. Ferreira ou se o Rio Ave não vencerem. E o Arouca até pode perder e ficar europeu. Mas, também aí, um de pacences ou vilacondenses tem de perder igualmente.

Na luta pela manutenção, a jornada 32 trouxe a segurança a dois emblemas: Moreirense, no sábado, e Boavista, neste domingo. A permanência dos axadrezados foi assegurada precisamente por um facto (ainda indefinido no conteúdo) que já se referiu no início: um dos dois clubes que estão atualmente em zona de despromoção irá descer – o que falta saber é qual.

A equipa do Bessa já não pode ser ultrapassada pontualmente por qualquer um de Tondela (último) e Académica (penúltimo) e tem vantagem no confronto direto sobre ambos. Acrescentando à igualdade pontual que lanterna vermelha e estudantes têm e sabendo-se que vão defrontar-se na última jornada está garantido que um deles vai descer.

O máximo de pontos que um deles pode fazer é seis e isso implica três apenas para o outro. A primeira equipa acima da linha de água está a cinco pontos de distância. Esta é o U. Madeira, em igualdade pontual com o V. Setúbal. Ambos dependem só de empatarem os seus jogos para garantirem a permanência já à ronda 33. Ou podem mesmo perder se Tondela e Académica não ganharem.