Pedro Proença, presidente eleito da Liga, reagiu à vitória em declaração escrita, sem direito a perguntas dos jornalistas.

Começou por felicitar Luís Duque pela «candidatura digna», agradecendo os parabéns dados pelo derrotado, após os resultados. 

Resultados das eleições: Proença venceu por nove votos

Sobre o seu mandato, apontou: «Abre-se hoje um capítulo de esperança no futebol português. Tentaremos encontrar soluções para um futebol sustentável, seguindo os modelos de negócio praticados pelos melhores exemplos. Estarei sempre disponível para ouvir os clubes, para ouvir as diferentes sensibilidades e definir estratégias».

«Queremos uma Liga que seja sinónimo de credibilidade e competência», apontou, lembrando que as ideias fortes da sua candidatura foram «valorizar, internacionalizar, credibilizar».

T omada de posse de Proença na quinta, às 17 horas

Proença garante que será, a partir de agora, «o presidente de todos os clubes da Liga». 

O sucessor de Duque insistiu na ideia de «unir esforços» e «contribuir para soluções». «Só juntos podemos atingir a convergência», acrescentou.

Como não houve direito a perguntas, ficámos assim sem poder saber o que pensa o futuro presidente da Liga (toma posse esta quinta, às 17 horas) sobre a divisão sentida neste ato eleitoral (20 clubes votaram nele, 17 em Duque) e como pretende pôr em prática as ideias lançadas na candidatura. 

Reações:

Duque: «Não me sinto traído, é a democracia a funcionar»

Bruno de Carvalho: «O futebol português está de parabéns!»

Salvador: «Esperemos que haja união total»