O MOMENTO
 
Rio Ave:
Longe das aflições, mas igualmente longe da Europa, a equipa de Pedro Martins parece ter na Taça de Portugal o atalho perfeito para um regresso às provas europeias. Mas há (muito) campeonato para jogar e a vitória em Penafiel, na semana passada, foi um tónico importante antes de receber o Benfica, até porque os vila-condenses vinham de cinco jogos sem vencer. Bater o pé ao Benfica é o desafio, para contrariar a tendência da primeira volta: derrotas com os três da frente.
 
Benfica: Superada a missão Braga, segue-se o desafio dos Arcos, com uma diferença importante. Se, na Luz, o Benfica tem sido demasiado forte para os rivais, fora de portas, apesar das vitórias, as contendas tendem a ser mais divididas. Basta recordar que na segunda volta esteve a perder todos os jogos fora. A boa notícia é que só em Paços de Ferreira não conseguiu, pelo menos, um ponto. A este jogo seguem-se dois duelos caseiros, pelo que um triunfo teria importância acrescida em estabilizar a equipa rumo ao bicampeonato.
 
AS AUSÊNCIAS
 
Rio Ave:
Roderick e Bressan estão lesionados
 
Benfica: Gaitán cumpre castigo. César está lesionado
 
A PALAVRA DOS TREINADORES
 
Pedro Martins (Rio Ave)
: «O Benfica é um candidato ao título, mas no futebol nem sempre o favorito vence. Sabemos que temos menos probabilidades de ganhar, vamos agarrar as que temos com unhas e dentes. Gostaríamos de ter mais público no nosso lado, mas sabemos que será ao contrário.»
 
Jorge Jesus (Benfica): «Vai ser um jogo difícil, não há jogos fáceis, principalmente quando o Benfica joga fora. Vamos apanhar um Rio Ave motivado, super-motivado, o que é normal nas equipas que jogam contra o Benfica. Está de acordo com o perfil da equipa do Benfica. Temos uma capacidade e uma experiência muito grande para percebermos essas situações e encará-las com normalidade.»
 
OUTROS CONFRONTOS
 
Em vinte jogos, apenas por três vezes o Rio Ave venceu, em casa, o Benfica, o que atesta o domínio encarnado, com 12 triunfos, o último na temporada passada, por 1-3. A última vitória do Rio Ave data de 2005, com um golo de Miguelito (que depois jogaria no Benfica), já nos descontos. Mas nesse ano o Benfica até foi campeão…
 
EQUIPAS PROVÁVEIS
 
RIO AVE

 

Outros convocados: Cássio, Prince, Luís Gustavo, Habib, Pedro Moreira, Abalo, Boateng e Del Valle
 
BENFICA
 

 
Outros convocados: a lista não é conhecida