Apenas três pontos separam o Benfica, terceiro classificado, do Sp. Braga, quarto classificado. Jogo grande em perspetiva na pedreira, com os arsenalistas a servirem de anfitrião aos encarnados com a possibilidade de os igualar na classificação. Siga o encontro AO MINUTO no Maisfutebol.

MOMENTO

Sp. Braga: os minhotos abanaram, passaram por um fase complicada com a eliminação da Taça de Portugal e da Taça da Liga, mas não caíram e seguem o seu trajeto na Liga. A concorrência pelo quarto lugar ficou a dez pontos na última jornada com o triunfo sobre o Rio Ave (2-1), pelo que a palavra de ordem é olhar para cima. E acima na classificação está o Benfica, com mais três pontos. A equipa de Abel Ferreira soma três triunfos nas últimas três jornadas, atravessando uma bom momento no campeonato.

Benfica: com um atraso de cinco pontos para o líder FC Porto e três para o Sporting, os encarnados são o primeiro, dos três grandes, a entrar em campo esta jornada. A margem de manobra é curta, com o Sp. Braga à perna o conjunto de Rui Vitória não quer perder mais terreno para os da frente. Na última jornada o Benfica venceu em Moreira de Cónegos (0-2), interrompendo assim a série de jogos sem vencer, que já se cifrava em três empates consecutivos.

INDISPONÍVEIS

Sp. Braga: Ricardo Ferreira, Mauro e Fransérgio (lesionados) e André Horta (emprestado pelo Benfica).

Benfica: Luisão (lesionado).

DISCURSO DIRETO

Abel Ferreira (Sp. Braga): «É um desafio, uma oportunidade de continuar na luta pelos nossos objetivos. Vamos jogar com o campeão, recheado de grandes jogadores, um exemplo de treinador (…). Queremos cumprir a estratégia que definimos para este jogo e, por que não, enfrentar o adversário que está em cada um de nós. Ter a audácia, disponibilidade e coragem para fazermos o que temos vindo a fazer na Liga».

Rui Vitória: (Benfica): «Espero do Braga uma resposta muito boa de uma equipa ambiciosa e que está a querer aproximar-se a olhos vistos dos chamados três grandes. Escusado será dizer que é tradicionalmente um jogo difícil. Ir a Braga não é fácil: é uma equipa de qualidade com jogadores de qualidade, eficaz e que sabe o que está a fazer em campo. Vai criar dificuldades mas vai encontrar um Benfica que tem ambição e muita vontade. Sabemos o que temos de fazer».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

O Benfica tem vantagem nos 140 jogos já disputados com o Sp. Braga. Soma 92 triunfos contra apenas 18 do Sp. Braga, registando-se ainda 30 empates. Também na condição de visitante o histórico é favorável aos encarnados, que nas últimas deslocações à Pedreira conseguiram vencer, valendo na época passada um golo solitário de Mitroglou. Em 69 jogos disputados entre os dois emblemas em Braga, o Benfica venceu 36, o triunfo sorriu à equipa da casa 16 vezes e registam-se ainda 17 empates. Esta época os dois conjuntos já se defrontaram duas vezes no Estádio da Luz, na primeira jornada da Liga os encarnados venceram (3-1) e na Taça da Liga registou-se um empate (1-1).

EQUIPAS PROVÁVEIS

Sp. Braga

Benfica