Pedro Emanuel na sala de imprensa do Estádio do Restelo após a vitória sobre o Belenenses por 3-1. 

«[se surpreendeu o grande jogo que o Estoril fez] Fiquei surpreendido foi com o jogo do Nacional. A nossa equipa é isto que apresentou hoje, toda gente fala que é uma equipa que tem qualidade individual, mas o futebol é um desporto coletivo, quando as individualidades nao pensam a mesma coisa é difícil fazer o que fizemos hoje aqui. Esse é o mérito dos jogadores, entender que queremos somar pontos, de preferência a jogar bem, mas sempre dentro de uma estratégia que delineámos para cada jogo. Dar os parabéns aos jogadores porque eles foram incansáveis em manter o plano até ao fim. Deu-me muito prazer e deliciei-me com esta bela tarde de futebol que me proporcionaram.»

«[marcar logo a seguir ao empate] Era bastante importante quando vimos de uma derrota e num campo difícil, com uma equipa que é manifestamente ofensiva. Tínhamos a noção que os golos foram importantes para a estabilidade emocional, até porque o jogo da semana passada foi muito desgastante a esse nível, porque não pusemos em prática. Foi fundamental esse momento e o critério que os jogadores tiveram em cumprir com o que era o plano. Parabéns a eles.»

«Isto é um dérbi, apesar de não ser valorizado, é um dérbi da Linha e deixa os nossos adeptos satisfeitos. Pela presença dele, pela alegria, não são muitos mas dão alegria ao futebol e esta é a forma que eu gosto de ver no futebol. Por isso uma palavra para eles.»

«É como já tinha dito, o objetivo primordial são os 30 pontos, isso garantirá a manutenção. Mas sempre fui ambicioso, os jogadores sabem disso. O clube que nos suporta é de uma exigência grande, por isso mesmo vamos querer evoluir, eles têm essa exigência, não vamos querer parar por aqui, e eu como treinador quero pôr em prática isto.»

« [Licá a lateral direito após lesão de Joel] Já tinha jogado e já tínhamos falado até disso. O Licá podia ser o nosso plano B, eventualmente pelas limitações de opções, não só pelo castigo do Mano, mas pelas características dele, mais ofensivo, a dar mais profundidade, podia ser o plano B se precisássemos de ir atrás do resultado. Foi mais cedo, mas ele cumpriu. Deu-lhes os parabéns pela disponibilidade por se adaptar rapidamente e por fazer com que a equipa não sentisse sobressalto.»

«[vitória fora, mas não em casa] Explico com o passado da equipa, jogadores com características que permitem jogar num sistema que fora de casa se sente mais confortável. Com mais rigor e critério na organização defensiva e por isso sobra espaço para a transição. Mas não justificaria só assim, os dois jogos em casa foram distintos, com o Boavista com boa produtividade e oportunidades, não ganhámos por mero acaso. Com o Nacional manifestamente fraco e pouco para o que a equipa pode render e por isso a única derrota neste espaço de tempo. Tínhamos que ajustar o que era necessário para o jogo de hoje.»

«[recuo do Matheus Oliveira para 8] Essas são questões que nós colocámos enquanto treinadores, Matheus tem excelente qualidade de passe, é um excelente construtor, cresceu com o jogo mesmo sem bola e isso ajuda-nos a ter critério com bola e a gerir timings de poder acelerar para a baliza ou ter a bola e fazer mais circulação.»

«[regresso do Diogo Amado]Também, a combinação entre jogadores é importante. O Diogo Amado tem características diferentes do Eduardo, mas o Eduardo hoje foi fundamental para nós estabilizarmos o nosso jogo em determinado momento, acrescentou qqualiddade posicional, estávamos limitados nos corredores e ele com disponibilidade e comprometimento mostrou que é mais do que válido para as necessidades da equipa e da imagem do Estoril.»