O União da Madeira deu esta segunda-feira início a um novo ciclo na vida do clube: o arranque dos exames médicos, no Madeira Medical Center, no Funchal, significou o começo dos trabalhos, tendo em vista o regresso há muito desejado à Primeira Liga 20 anos depois da última participação.

Com muitos dos novos reforços já presentes – os médios Gian Martins, Shehu e Erick Iragua, assim como o ponta de lança Cádiz estiveram ausentes, mas chegam em breve à Madeira – o diretor desportivo Edgar Rodrigues foi o porta-voz da confiança e reforçou a ideia de uma «nova vida» que começa agora a viver a coletividade azul e amarela.

«O nosso objetivo é conseguir a manutenção o mais rápido possível. Vamos conseguir fazer uma equipa competitiva e vamos preparar-nos da melhor forma para começarmos bem a época. Vai haver ajustamentos no plantel mas não nos queremos precipitar. Sabemos o que queremos e vamos reforçar o setor atacante. Sabemos o que temos aqui, o que nos falta e neste momento estamos a tentar o mercado nacional», admitiu o responsável.
 
«Há muitas caras novas mas são mudanças necessárias e que envolvem algum risco controlado porque nós sabemos o que estamos a fazer. Queremos valorizar jogadores e tentar conseguir uma independência financeira para o clube tentando tirar proveito dessas mais-valias. Isso só se faz com alguma mistura com jogadores experientes para ajudar os mais novos a crescer», traçou Edgar Rodrigues.

O União iniciou os trabalhos com 13 novos jogadores para colmatar 15 saídas. a profunda remodelação do plantel coloca 25 jogadores à disposição do treinador Luís Norton de Matos, também ele novo no clube em substituição de Vítor Oliveira.

Depois dos exames médicos e dos testes físicos, que se prolongam até terça-feira, os trabalhos de campo começam no dia seguinte, com duas sessões diárias no Complexo Desportivo do Vale Paraíso, na Camacha.

Os dois primeiros dos oito jogos de preparação agendados para esta pré-temporada realizam-se na Madeira, a 15 de julho com o Nacional, no Estádio da Madeira, e depois com a Camacha, equipa do Campeonato Nacional de Seniores, a 19.

Depois de uma primeira fase de preparação na região, a equipa viajará para o norte do país, mais concretamente para Leça da Palmeira, no distrito do Porto, onde realizará um estágio entre 21 e 31 de julho.

Durante o estágio em Leça, a equipa madeirense vai enfrentar o Feirense (22 de julho), o V. Guimarães (23) e o Arouca (30), participando a 25 e 26 no Torneio Capital do Móvel, juntamente com P. Ferreira (clube organizador) Boavista e Freamunde.

De regresso à Madeira, o União volta a defrontar o Nacional, a 8 de agosto, no Centro Desportivo da Madeira, na Ribeira Brava, no jogo de apresentação aos sócios.

Plantel provisório do U. Madeira para 2015/16:

Guarda-redes: Ricardo Campos, Rafael Alves, André Moreira (emprestado pelo At. Madrid/Esp) e Oleksii Shliakotin (ex-Korona Kielce/Pol);

Defesas: Carlos Manuel, Diogo Coelho, Zarabi, Tiago Ferreira (ex-Zulte Waregam/Hol), Paulo Monteiro (ex-Concordia Chiajna/Rom), Paulinho (ex-Moreirense), Otávio Silva (ex-Khaitan/Kuw), Nilson (ex-Doxa/Chp);

Médios: Soares, Erick Iragua (Universitário Pando/Bol), Abdullahi Shehu (Qadsia/Kuw), Rúben Andrade, Gian dos Santos (AD Sanjoanense), Breitner (ex-Mineros/Ven) e Wanderson;

Avançados: Miguel Fidalgo, Élio Martins, Jhonder Cádiz (ex-Caracas FC/Ven), Amilton (ex-Varzim), Diogo Firmino e Kisley.

Treinador: Luís Norton de Matos.

Saíram do plantel: Mendy (Estoril-Praia), Filipe Chaby (Sporting), Pedro Trigueira (Académica), Roberto, Stéphane Dassé (Desportivo de Chaves), Zé Luís, Edson Almeida, Chico, André Vinicius (Bragantino/Bra), Ayrton, Naftal (Liga Desportiva de Maputo/Moç), Barnes (Paços de Ferreira), Talles, Christo e Jaime Simões (Apollon Limassol/Chp).