De um lado Iker Casillas. Do outro Júlio César. O FC Porto-Benfica deste domingo vai proporcionar um duelo de guarda-redes sem comparação na história do futebol português, no que diz respeito ao palmarés internacional. E também em projeção mediática, já agora.

É verdade que tivemos Peter Schmeichel, Michel Preud’homme e Vítor Baía, claro está, mas nunca estiveram tantos títulos internacionais reunidos. Os troféus já conquistados por Iker Casillas, de 34 anos, e Júlio César, de 36, davam para encher um museu. Se ambos colocassem todas as taças à frente da baliza o mais provável é que o clássico terminasse empatado a zero.

Casillas e Júlio César têm mais de vinte títulos conquistados a nível sénior. E o que faz aqui a diferença relativamente a duelos anteriores, na verdade, é o palmarés a nível internacional. O espanhol tem dez: três Ligas dos Campeões, duas Supertaças Europeias e 2 Taças Intercontinentais/Mundial Clubes com o Real Madrid, mais 2 Campeonatos da Europa e 1 Campeonato do Mundo pela seleção espanhola. Júlio César tem cinco títulos internacionais: 1 Liga dos Campeões e 1 Mundial de Clubes pelo Inter, 2 Taças das Confederações e 1 Copa América pela seleção brasileira.

Nunca o futebol português reuniu um palmarés assim num duelo de guarda-redes. Peter Schmeichel chegou ao Sporting com três títulos internacionais (Liga dos Campeões e Supertaça Europeia pelo Manchester United e Campeonato da Europa com a Dinamarca). Michel Preud’homme mudou-se para o Benfica com dois títulos internacionais (1 Taça das Taças e uma Supertaça pelo Malines).

Vítor Baía ergueu mais de trinta troféus ao longo da carreira. Internacionais foram cinco. Com a camisola do Barcelona conquistou uma Taça das Taças e uma Supertaça Europeia. Mais tarde, pelo FC Porto, juntou ao currículo uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e uma Taça Intercontinental. Já depois dos duelos com Schmeichel e Preud’homme.

Um palmarés digno dos clubes que representam

O palmarés internacional dos dois guarda-redes é digno dos clubes que representam. Mesmo sem contar com os títulos conquistados ao serviço da seleção espanhola, Casillas tem sete títulos internacionais conquistados no Real Madrid. Esse é precisamente o número de troféus internacionais do museu do FC Porto: 2 Taças dos Campeões Europeus/Liga Campeões, 2 Taças UEFA/Liga Europa, 1 Supertaça Europeia e 2 Taças Intercontinentais.

E se a Júlio César tirarmos os três títulos conquistados pelo «escrete», sobram ainda dois títulos internacionais com o Inter: Liga dos Campeões e Mundial de Clubes. O Benfica, no seu palmarés, tem três títulos internacionais: 2 Taças dos Campeões Europeus e uma Taça Latina.

Júlio César venceu o único duelo

O FC Porto-Benfica deste domingo proporcionará o segundo duelo entre Iker Casillas e Júlio César. Os dois guarda-redes defrontaram-se na final da última Taça das Confederações, em 2013. A jogar em casa o Brasil derrotou a Espanha por 3-0, com «bis» de Fred e um golo de Neymar.



O clássico deste domingo será o primeiro jogo oficial de Casillas contra o Benfica. O guarda-redes espanhol já se cruzou com as «águias» em duas ocasiões, mas em jogos particulares, ambos na Luz: venceu por 3-2 em 2002 e empatou 2-2 em 2004.

Júlio César vai defrontar o FC Porto pela quinta vez. Cruzou-se com os «dragões» na fase de grupos da Liga dos Campeões 2005/06: perdeu no Dragão por 2-0 e venceu em Milão por 2-1. Foi o jogo do célebre golo de livre direto de Hugo Almeida.



Ao serviço do Benfica, no entanto, Júlio César ainda não sofreu qualquer golo do FC Porto. Na época passada o brasileiro foi titular na vitória das «águias» no Dragão («bis» de Lima), e no nulo verificado depois na Luz.
 
NOME IKER CASILLAS JÚLIO CÉSAR
DATA NASCIMENTO 20.05.1981 (34 anos) 03.09.1979 (36 anos)
NATURALIDADE Móstoles (Espanha) Duque de Caxias (Brasil)
POSIÇÃO Guarda-redes Guarda-redes
ALTURA 185 cm 187 cm
PESO 74 kg 79 kg
CLUBES Real Madrid (1999-2015) e FC Porto (2015-?) Flamengo (1997-2005), Inter (2005-2012), Chievo (2005/06), QPR (2012-2014), Toronto (2014), Benfica (2014-?)
JOGOS NA UEFA 158 (151 dos quais na Liga dos Campeões) 59 (56 dos quais na Liga dos Campeões)
INTERNACIONALIZAÇÕES 163 87
PALMARÉS - 5 Ligas espanholas
- 2 Taças Rei
- 4 Supertaças de Espanha
- 3 Ligas dos Campeões
- 2 Supertaças Europeias
- 2 Taças Intercontinentais/Mundial Clubes
- 2 Campeonatos da Europa
- 1 Campeonato do Mundo
- 4 campeonatos cariocas
- 1 Taça Mercosul
- 4 Taças de Itália
- 1 Liga dos Campeões
- 5 Ligas italianas (um deles retirado à Juventus na «secretaria»
- 4 Supertaças de Itália
- 1 Mundial de Clubes
- 1 Copa América
- 2 Taças Confederações
- 1 Liga portuguesa
- 1 Taça da Liga