Como as aparências mudaram em dois dias. O empate do líder FC Porto frente ao Desp. Aves abriu caminho ao encurtar de distâncias na frente. Sporting e Benfica não desperdiçaram, os «leões» estão a dois pontos e os «encarnados» assinaram uma das goleadas da época e chegam ao Clássico com o FC Porto, na próxima sexta-feira, a três pontos de distância. Uma volta no enredo, mais para a frente veremos com que consequências. Olhando para os últimos 10 anos de FC Porto-Benfica, os factos confirmam a perceção do senso comum: vir de um resultado menos positivo não ajuda. Mas o FC Porto continua na frente e desde 2010/11, com Villas-Boas, que não chegava ao Clássico em sua casa com uma almofada de mais de um ponto.  

Desde 2007/08 aconteceu por três vezes um dos rivais não vencer na ronda anterior ao Clássico. Desde logo na temporada passada, quando o FC Porto também chegou ao Clássico do Dragão, à 10ª jornada, depois de um empate, na visita ao V. Setúbal (0-0), enquanto o Benfica tinha ganho ao Paços Ferreira (3-0), abrindo uma vantagem de cinco pontos. O Clássico deu empate a um golo, Lisandro já nos descontos a igualar, depois de Diogo Jota ter adiantado o FC Porto.

Também em 2013/14, num cenário atípico, quando o Clássico do Dragão chegou na última jornada, com o Benfica já campeão. Os «encarnados» tinham empatado com o V. Setúbal na ronda anterior, o FC Porto perdera em Olhão (2-1). Venceu o FC Porto no Dragão por 2-1 e acabou essa Liga a 13 pontos da liderança, em terceiro lugar.

O terceiro exemplo é, claro, o FC Porto-Benfica que marcará as memórias durante muito tempo. Penúltima jornada de 2012/13, o Benfica na frente com dois pontos de vantagem depois de ter empatado com o Estoril na ronda anterior e de o FC Porto ter vencido em casa do Nacional. O resto é história, o golo de Kelvin nos descontos a virar o campeonato e o dragão campeão.

Neste período de dez temporadas o registo global do Clássico no Dragão é de resto claramente favorável ao FC Porto, que mantém a tendência global. Nas contas absolutas dos jogos com o Benfica no Dragão para a Liga, 83 partidas, o FC Porto tem 50 vitórias, houve 20 empates e 13 vitórias do Benfica. Nos últimos dez anos venceu seis vezes, empatou três e perdeu apenas uma, em 2014/15, quando o Benfica venceu por 2-0 um Clássico em que ambas as equipas vinham de vitórias na ronda anterior.

Também tinham ganho ambos na jornada que antecedeu o Clássico quando aconteceu a maior goleada deste período, a vitória do FC Porto por 5-0 em 2010/11. O jogo do Dragão chegou à 10ª jornada, quando o FC Porto já levava uma almofada de 10 pontos de vantagem, uma volta antes de comemorar o título em pleno Estádio da Luz.

Depois disso, o FC Porto só por uma vez recebeu o Clássico com mais de um ponto de vantagem. Foi em 2015/16, à 5ª jornada, quando tinha um ponto a mais que o Benfica e venceu por 1-0, numa época em que o Benfica festejaria o título no fim.

Em 2011/12 o duelo do Dragão também foi cedo, à 6ª jornada, e chegaram ambos em igualdade pontual. O 2-2 final manteve o equilíbrio de forças, numa época em que o título acabaria por ir para o FC Porto.