O FC Porto está a um ponto de ser campeão e pode sê-lo já este sábado sem jogar, caso haja empate entre o Sporting e o Benfica logo mais em Alvalade.

Na antevisão ao jogo com o Feirense, Sérgio Conceição desvalorizou a possibilidade de o dérbi lisboeta decidir já o título e salientou que ninguém é campeão no sofá, elogiando a equipa azul e branca.

«Quero é ser campeão. Para mim ninguém é campeão no sofá, somos campeões no sofá porque conseguimos no campo os pontos que nos permitem ser campeões», começou por dizer, referindo: «Se hoje acontecer um empate no dérbi sabemos que as outras equipas já não conseguem chegar ao primeiro lugar. Somos campeões. É isso que nós queremos e os adeptos também querem.»

«Se for amanhã, isso para mim é pouco importante. Nós amanhã queremos ganhar o jogo. Ser campeão hoje ou amanha não dou grande relevância», disse.

Sérgio Conceição negou que impedir o Benfica de conseguir o pentacampeonato, que ate agora só o FC Porto conseguiu em Portugal, fosse uma meta. «Nós não trabalhamos pelos recordes, mas para conseguirmos os objetivos, que são todas as provas internas em que participamos e ir o mais longe possível na Liga dos Campeões. Foi isso que me foi proposto».

O técnico não quis entrar já em balanços, até porque frisa que «isto ainda não acabou», mas diz que a equipa fez «um percurso interessante».

«Na Liga dos Campeões tivemos um percurso interessante, não muito bom porque queríamos ir mais longe. Saímos fora com um finalista. E [nas competições internas] perdemos duas meias finais a penáltis. Mas isso não me diz nada. Eu queria era estar na final da Taça de Portugal e ter já ganho a Taça da Liga», frisou.

«No campeonato estamos a porta de ganhar alguma coisa, o grande objetivo da época, mas ainda não o conseguimos», afirmou,  dizendo que foi essa a mensagem que passou à equipa na Madeira «logo que o árbitro apitou para o final da partida e durante a semana».

«Não tenho balanços para fazer porque ainda não conquistei. Só quando conquistar é que posso falar em algo mais do que o próximo jogo», acrescentou.