Julen Lopetegui, treinador do FC Porto, fez neste sábado a antevisão do embate com o Belenenses, em conferência de imprensa. Após a vitória frente ao Chelsea (2-1), a equipa volta a jogar no Dragão, agora para o campeonato nacional.

O técnico portista ficou satisfeito com a resposta dos jogadores frente aos homens de Mourinho e, confrontado com a perspetiva de mudanças no onze, deixou a mensagem principal. «Jogaremos certamente com onze. Mas uma equipa não se faz apenas com onze, é importante que os jogadores estejam sempre disponíveis e que possam competir a um bom nível.»

«O jogo mais difícil desta semana é este e não o do Chelsea. É este. Temos de ter os jogadores preparados para uma resposta à altura», frisou Lopetegui.

Lopetegui: «Todos os jogos são importantes, sempre, sempre!»

O FC Porto tem apostado na Europa em quatro médios, surgindo na Liga com apenas três e dois extremos puros. Uma questão estratégica? «São opções de acordo com o que achamos que é melhor. Às vezes pensamos que é o melhor, tentamos procurar sempre as melhores soluções para cada jogo. Em Portugal já joguei sem extremos, na Europa já joguei com extremos, não tem nada a ver. Nem tem a ver com mais ou menos equilíbrio, com extremos não quer dizer que o tenhas», salientou.

Julen Lopetegui coloca o foco no presente, como é seu timbre, e não quer incidir a sua análise sobre os últimos resultados da equipa: «Os resultados anteriores, no limite, só baralham, porque os analistas os valorizam demasiado. O que passou, passou, e o que acontecerá amanhã dependerá do que fizermos em campo.»

FC Porto: Sérgio Oliveira, Herrera e Varela fora dos convocados

Entre uma vitória no clássico frente ao Benfica e outra na Champions frente ao Chelsea, o FC Porto foi empatar a Moreira de Cónegos. Alguns jogadores admitem a necessidade de maior regularidade, mas o treinador deixa apenas uma convicção: «Às vezes é preciso ter cuidado quando se fala de futebol. Os jogadores não se deixam empatar, as coisas podem é correr bem ou mal. O que lhes digo? Que é preciso vencer cada jogo. Queres que te diga tudo o que falo com os jogadores? A vontade, as ganas, a determinação, estão sempre no máximo. Depois, as coisas podem correr melhor ou pior, mas a vontade dos jogadores está sempre no limite, a toda a hora.»

«Temos 15 jogadores novos, à volta disso, mas somos líderes da Liga e estamos a fazer muitas coisas bem. Muitas coisas. Claro que, a partir daí, podemos melhorar. Isso é óbvio para nós», rematou Lopetegui.