Pinto da Costa, presidente do FC Porto, diz que a equipa está como desejava e que vê nos jogadores uma vontade que não via há algum tempo. O presidente portista lamenta que o clube esteja há três anos sem ganhar um campeonato e diz que não se quer habituar a ver os outros ganhar.

«Na forma de entrega, na solidariedade, esta equipa e plantel está como eu desejava e não via já há algum tempo», disse Pinto da Costa aos jornalistas à margem da inauguração de uma exposição sobre os 86 anos de andebol no clube.

«Ainda hoje estive no Olival a assistir ao treino e a falar com eles e vi ambiente e vontade que já não via há algum tempo», frisou.

«Acho que o Porto está bem, está a subir, tem um plantel forte, alternativas, está num bom momento», disse ainda, reconhecendo que «nos últimos anos, nem todos os jogadores eram ‘à Porto’, mas neste momento, em todas as modalidades, temos jogadores ‘à Porto’».

Se as prestações do jovem André Silva terá surpreendido alguns, o presidente portista garante que não é o seu caso. «O André Silva não é uma surpresa para mim. Na época passada fez cinco jogos e penso que foi mal aproveitado. Devia ter sido lançado mais cedo».

A perda de pontos do FC Porto e dos principais adversários à conquista do título não parecem ter importância, neste momento para o presidente portista. «As pessoas estavam habituadas e pensam que os três grandes têm que ganhar todos os jogos. Esse tempo já passou porque a maioria dos clubes trabalham bem, os técnicos portugueses estão muito mais competentes, as condições dos jogadores dos vários clubes estão próximas dos melhores».

«Vai ser um campeonato em que vai haver muitos pontos perdidos. O Tondela já tirou pontos ao FC Porto, ao Sporting, isso acontece. Até o Barcelona, que é uma máquina trituradora já perdeu um jogo em casa. O campeão vai ser o que for mais regular e nós vamos tentar ser o mais regular possível, lutando, jogo a jogo para vencer, conscientes de que, nem nós nem ninguém, os vai ganhar todos», frisou.

«O FC Porto não ganha há três anos e, para nós, isso é realmente marcante, mas isso é um sinal de que é um clube vitorioso. Não queremos habituar-nos a ver os outros ganhar», assegurou.

O presidente portista falou ainda no desenho que Nuno Espírito Santo fez na conferência de imprensa do passado fim-de-semana, após o triunfo sobre o Arouca. «O Nuno não tem grande jeito para desenho, mas eu também não tenho, por isso ele não tem nada que estar complexado. Mas compreendi a sua mensagem, é sempre bom passar publicamente aquilo que queremos que sejam os jogadores do FC Porto e eles estão a sê-lo cada vez mais».