O FC Porto perdeu pontos pela segunda vez no campeonato, na última jornada, diante do Desportivo das Aves. Apesar do empate, Sérgio Conceição garantiu que a confiança da sua equipa continua inabalável.

«Empate abalou a confiança? Acho que nem uma coisa nem outra. Temos de estar conscientes do que não fizemos contra o Desportivo de Aves que nos permitira ter um resultado diferente. Perdemos dois pontos. O jogo foi todo dissecado e analisado. Empatar para nós é perder, não digo isso para ficar bem na fotografia. Podíamos ter feito mais. Houve também uma ou outra situação decisiva nesse jogo. Temos de olhar para o que fizemos de menos bom. Tivemos uma semana para retificar algumas coisas que fizemos mal», salientou, antes de recusar falar do clima que se vive atualmente no futebol português.

«Quero falar de futebol e não do futebol. Não quero falar do que envolve o futebol, que tem a ver com a comunicação dos clubes, na situação dos árbitros e tudo mais. Quero falar da minha equipa e do Benfica e do que se vai passar dentro do retângulo.»

O Clássico é um jogo com características especiais. Sérgio Conceição reconhece essas especificidades do duelo entre dragões e águias e assume que a dificuldade em passar a mensagem é maior quando a sua equipa mede forças com adversários «teoricamente mais acessíveis».

«A dificuldade está em encontrar formas de passar uma mensagem para os jogadores em jogos contra adversários teoricamente mais acessíveis. Para mim, a sensação de defrontar o Benfica é a mesma de defrontar outra equipa qualquer. Preparo a equipa para defrontar uma equipa que é rival do FC Porto, uma equipa que tem lutado, a par do Sporting, pelo título nacional, que vem de um resultado positivo e motivador. A mim, faz-me lembrar o primeiro jogo oficial pelo FC Porto. É sempre uma boa sensação e há uma responsabilidade e uma vontade enorme de ganhar. A preparação é sempre feita da mesma foram, tendo em conta alguma nuance em função do adversário. Não há nada que desperte em mim um prazer maior ou menor em tirar pontos a um rival direto», explicou.

O Benfica está a três pontos do FC Porto antes do embate desta sexta-feira. Sérgio Conceição admitiu que, mesmo em caso de derrota dos encarnados no Dragão, a equipa de Rui Vitória não ficava, para já, arredada do título, tendo referido que o jogo é «importante», mas não «decisivo» para o desfecho do campeonato.

«O jogo é importante, mas à 13.ª jornada, penso que está longe de estar decidida alguma coisa, em função de uma vitória ou uma derrota do FC Porto, ou do empate. Não é decisivo. É muito importante, são três pontos que nós ganhamos e três pontos que o adversário não ganha. Costuma-se dizer que estes confrontos diretos são jogos de seis pontos. Estou de acordo. Que seja decisivo para o desfecho do campeonato, não acredito, não acho», concluiu.