A duas jornadas do fim do campeonato, ainda nada está decidido. Nenhuma equipa na tabela tem já definida a posição em que vai terminar a Liga, todas podem, ainda, subir ou descer posições. E, por isso, é preciso ainda uma calculadora à mão para traçar cenários sobre o que pode acontecer naquilo que falta jogar no que à luta pelos lugares mais altos diz respeito (e também na fuga à despromoção, mas isso são outros quinhentos...). 

Curiosamente, ou talvez não, as contas que mais interessam, ou seja, as do futuro campeão, até são as mais fáceis de fazer: já é do senso comum que falta um ponto ao FC Porto, embora a pontuação atual até possa ser suficiente. 

Tudo é diferente quando se fala do segundo lugar, importante pelo acesso à Liga dos Campeões, do terceiro, que pode dar a mais vantajosa vaga na Liga Europa, ou até do quinto que também pode dar acesso à segunda maior competição, embora isso esteja dependente do que acontecer na final da Taça de Portugal. 

Vamos, então, às contas...

LUTA PELO TÍTULO

1- FC Porto, 82 pontos

2- Benfica, 77

3- Sporting, 77

Com a vitória do FC Porto na Madeira, frente ao Marítimo, a lista de candidatos ao título ficou reduzida a três: o Sp. Braga já não consegue terminar em primeiro lugar.

As contas portistas são muito, muito simples: basta somar mais um ponto nos dois jogos que faltam para conquistar o 28.º título da história do clube. A pontuação atual (82) pode até ser suficiente se, no sábado, Sporting e Benfica empatarem no dérbi, o que fará desde logo o FC Porto campeão.

O cenário mais difícil seria não somar qualquer ponto até ao fim. Então o FC Porto precisa que Sporting ou Benfica não vençam os dois jogos.

Para os rivais as contas são inversas: o título só chegará se um deles vencer os dois jogos que faltam e o FC Porto perder ambos.

LUTA PELO 2.º LUGAR

1- FC Porto, 82 pontos

2- Benfica, 77

3- Sporting, 77

4- Sp. Braga, 74

O FC Porto já tem garantido, no mínimo, o segundo lugar e consequente acesso à Liga dos Campeões (3.ª pré-eliminatória), uma vez que só pode ser ultrapassado por Benfica ou Sporting e nunca pelos dois.

A outra vaga na Champions tem ainda três pretendentes: Benfica, Sporting e Sp. Braga.

Os encarnados são os únicos que só dependem de si para assegurar o segundo posto já na ronda 33. Serão sempre segundos no final se ganharem em Alvalade, pois mesmo que percam na última jornada, têm vantagem no confronto direto sobre Sporting e Sp. Braga e também num possível campeonato a três.

No caso de um empate com golos, a vantagem também é do Benfica devido à melhor diferença de golos marcados/sofridos no total do campeonato, ainda que depois fosse preciso confirmar na última jornada.

Um empate a zeros passa a vantagem para o Sporting, fruto do golo marcado na Luz, na primeira volta (1-1).

Mas, sublinhe-se, a vantagem do Sporting é apenas sobre o Benfica: os leões têm desvantagem no confronto direto com o Sp. Braga. Por isso ganhar ao Benfica não chega para o Sporting garantir logo o 2.º lugar: é preciso que o Sp. Braga não vença na receção ao Boavista. O jogo irá abrir a jornada, na sexta-feira, pelo que à hora de entrada do dérbi as contas serão mais claras.

De qualquer, forma, para ainda chegar aos milhões da Liga dos Campeões, não há outro caminho para o Sp. Braga que não vencer os dois jogos que faltam (Boavista em casa e Rio Ave, fora) e esperar que o Benfica não vença nenhum e o Sporting perca um, sendo que fazendo os 80 pontos o terceiro lugar, que permite entrar mais tarde na Liga Europa, também fica mais perto, sobretudo se o Sporting perder o dérbi.

LUTA PELO 5.º LUGAR

5. Rio Ave, 47 pontos

6. Marítimo, 44 pontos

A vitória do Rio Ave sobre o Desp. Chaves ajudou a clarificar as contas da disputa pelo quinto posto, que pode dar acesso à Liga Europa se o Desp. Aves não vencer a Taça de Portugal. Isto porque cavou um fosso para os flavienses de seis pontos, sendo que o Rio Ave tem vantagem no confronto direto, o que se repete com o Boavista, que alcançou a mesma pontuação dos homens de Luís Castro nesta ronda. Apesar de poderem igualar os vila-condenses, ambos estão em desvantagem sendo que o Rio Ave tem vantagem no confronto direto com Marítimo, Desp. Chaves e Boavista e em «mini-campeonatos» a três e quatro.

Portanto, com flavienses e axadrezados fora das contas, só o Marítimo pode ultrapassar o Rio Ave, sendo que ultrapassar é o termo certo. A vitória caseira de 3-0 faz a diferença e dá vantagem aos vila-condenses em caso de igualdade.

Portanto, se vencer em Paços de Ferreira, o Rio Ave garante desde logo o 5.º posto, ao passo que o Marítimo está obrigado a fazer em Chaves um resultado melhor do que aquele que os homens de Miguel Cardoso fizerem na Mata Real, para adiar esta decisão para a última jornada, em que o Rio Ave recebe o Sp. Braga e o Marítimo o Sporting.