[artigo publicado originalmente às 9h31]

A SAD do FC Porto vai convocar uma assembleia geral de obrigacionistas para propor o adiamento por um ano do pagamento das obrigações, cuja maturidade pretende que passe para 9 de junho de 2021, anunciou em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A emissão em causa, que vence a 9 de junho, é de 35 milhões e tinha como pressuposto uma nova agora uma nova emissão, para seu pagamento, o que a SAD portista admite não ser fácil, atendendo aos reflexos da pandemia de covid-19 no mercado.

Segundo Fernando Gomes, o clube correria o risco de não ter uma resposta positiva por parte dos pequenos investidores - os que financiam a entidade normalmente com juros acima dos praticados pela banca e pelos fundos comuns. 

Se isso ocorresse, a SAD do FC Porto teria de pagar aos anteriores investidores a diferença entre o montante recebido e os 35 milhões de euros (valor do empréstimo obrigacionista). É isso que Fernando Gomes pretende evitar ao adiar para junho de 2021 a data do eventual reembolso.

O adiamento do reembolso tem de ser aprovado em assembleia de obrigacionistas.

O Comunicado do FC Porto enviado à CMVM:

A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD (“FCP SAD”), nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 17.º, n.º 1, do Regulamento (UE) n.º 596/2014, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de abril de 2014, no n.º 1 do artigo 248.º-A, vem informar o mercado de que o Conselho de Administração deliberou solicitar a convocação de uma assembleia geral de titulares de obrigações denominadas “FC PORTO SAD 2017-2020” com o ISIN PTFCPJOM0003, emitidas pela FCP SAD, com vista à alteração dos termos e condições das Obrigações FC Porto SAD 2017-2020, em particular da alteração da data de maturidade para 9 de junho de 2021, nos termos constantes da respetiva convocatória e da proposta a ser apresentada pelo Conselho de Administração, que serão publicadas nos websites da CMVM, da FCP SAD e em https://publicacoes.mj.pt/.


Porto, 26 de abril de 2020

O Conselho de Administração