Minuto 19 do FC Porto-Marítimo: Diego Reyes cabeceia na área e inaugura o marcador.

O central mexicano, que sentou Felipe no banco nos últimos três jogos, fez o golo 700 em jogos oficiais no Dragão e marcou pela primeira vez pela equipa principal do FC Porto.

Reyes tornou-se no 18.º futebolista dos azuis e brancos a marcar nesta temporada. Do plantel principal, só três jogadores de campo ainda não marcaram: Óliver Torres, Sérgio Oliveira e o pouco utilizado Diogo Dalot.

A este trio pode ainda juntar-se outro, composto por Jorge Fernandes, Luizão e André Pereira, que não fazem parte do plantel principal mas que já foram utilizados esta temporada por Sérgio Conceição.

Fazendo as contas, três quartos dos jogadores portistas já marcaram nesta temporada: 75 por cento, mais precisamente.

Conceição não releva, pelo menos para já, esta democracia do golo azul e branco.

«O importante é o processo. É a dinâmica da equipa. Não dou essa importância a quem faz o golo. O importante é a forma como nós o criamos», disse na conferência de imprensa após a partida.

No entanto, o registo é assinalável, em particular comparado com os rivais.

Jonas marca 42,5% dos golos; Aboubakar e Dost 31%

Se no Sporting só metade dos jogadores utilizados nesta época marcaram golos, no Benfica não chega sequer aos 50 por cento.

Na equipa de Jorge Jesus foram 14 os que já fizeram golos e outros tantos que se mantêm em branco. Enquanto entre os pupilos de Rui Vitória apenas 12 dos 25 jogadores de campo já utilizados marcaram – o que corresponde a 48 por cento.

Jonas, o melhor marcador da Liga (com 18 golos), fez uma vintena dos 47 golos marcados pelos encarnados.

O avançado brasileiro é autor de 42,5 por cento do total de golos do Benfica nesta época, bem mais do que o peso que tem Aboubakar no FC Porto e Dost no Sporting (ambos com 31 por cento).

A «Jonasdependência» salta à vista nos números da produtividade das águias, numa equipa em que Seferovic e Salvio também já apontaram a sua meia dúzia de golos.

Um pouco diferente é o registo leonino, onde Dost reparte as despesas mais equitativamente com Bruno Fernandes (8) e Gelson (7) e do dos dragões, com Marega (12) e Brahimi (6) a somarem à produtividade de Aboubakar.

--

FC PORTO

Jogadores de campo que já marcaram: 18 em 24 (75 por cento)

Total de golos da equipa: 67 (39 Liga, 13 Taça de Portugal, 0 Taça da Liga, 15 Liga dos Campeões) em 25 jogos

Média de golos por jogo: 2,68

Três melhores marcadores: Aboubakar (21); Marega (12); Brahimi (6).

--

BENFICA

Jogadores de campo que já marcaram: 12 em 25 (48 por cento)

Total de golos da equipa: 47 (37 Liga, 5 Taça de Portugal, 1 Taça da Liga, 3 Supertaça, 1 Liga dos Campeões) em 26 jogos

Média de golos por jogo: 1,81

Três melhores marcadores: Jonas (20); Salvio (6); Seferovic (6).

--

SPORTING

Jogadores de campo que já marcaram: 14 em 28 (50 por cento)

Total de golos da equipa: 55 (32 Liga, 10 Taça de Portugal, 0 Taça da Liga, 8 Liga dos Campeões, mais 5 na qualificação) em 27 jogos.

Média de golos por jogo: 2,04.

Três melhores marcadores: Bas Dost (17); Bruno Fernandes (8); Gelson (7).