Por: Raul Caires

Figura: Gottardi

O guardião brasileiro não teve culpas algumas no golo que deu o empate ao Benfica, perto da meia hora do primeiro tempo. Mas pelo que fez antes e até ao final da partida, tem de merecer um grande destaque na partida que ditou a primeira derrota na I Liga da equipa tricampeã. Entre as muitas intervenções que efectuou durante uma partida que decorreu grande parte dos 90 minutos junto da sua área, salta à vista a monumental defesa aos 65’, que teria dado o segundo golo ao Benfica e, quem sabe, a vitória no jogo.

Momento: o golo de Maurício

O golo do extremo do Marítimo surgiu na pior altura para a equipa de Rui Vitória. O segundo tempo estava a ser todo do Benfica, e o técnico encarnado preparava-se para o “xeque-mate” à defesa verde-rubra, que ia lutando com tudo o que tinha “à mão” para evitar o segundo das águias. A partir do 2-1, os encarnados lutaram muito, mas sem o discernimento para sequer empatar.

Outros destaques:

Maurício e Ghazaryan
O central brasileiro e médio ofensivo arménio assinaram os golos que deram a vitória ao Marítimo. Mas também protagonizaram uma exibição pautada por um grande espírito de sacrifício em prol do colectivo, sobretudo na hora de defender e aguentar o ascendente encarnado, que foi avassalador em muitos momentos do jogo.

Rafa
Entrou para o lugar de Salvio e conseguiu fazer no pouco tempo que esteve em campo o que argentino mais dificuldade teve: encontrar espaços. E como se não bastasse, também construiu mais jogo, rematou e até cabeceou mais.

Salvio
Sentiu dificuldades para encontrar espaço, e quando o teve não sempre decidiu da melhor maneira. Esforçou-se a sério, mas não conseguiu fazer a diferença que habitualmente é assinada com o seu nome.

Ederson
O jovem guardião brasileiro não teve culpas no primeiro golo e destacou-se com duas grandes defesas a impedir o 2-0 do Marítimo, ainda antes da resposta do Benfica. No golo de Maurício, porém, esteve menos bem, ao perder a noção do lance para tirar da sua zona Ghazaryan. Quando tentou reagir, já estava dentro da baliza e em queda.