O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) reiterou esta quinta-feira a confiança no árbitro Hélder Malheiro, depois das suspeitas de viciação do resultado no jogo Freamunde-Penafiel.

«O CA confia no árbitro Hélder Malheiro, assim como em todos os restantes elementos das equipas de arbitragem que semanalmente dirigem os jogos das competições profissionais e não profissionais do país, zelando pelo cumprimento da lei e da verdade desportiva», disse Ana Raquel Brochado, porta-voz e vogal do CA, em declarações à agência Lusa.

A posição surge uma semana depois de a equipa de arbitragem chefiada por Hélder Malheiro ter sido identificada pela Guarda Nacional Republicana (GNR), logo após o final do encontro entre Freamunde e Penafiel.

«Estamos a acompanhar o processo desde o primeiro momento e entendemos que a celeridade no esclarecimento do que efetivamente terá ocorrido será positiva para todos os intervenientes. O CA estará sempre na primeira linha do combate à viciação de resultados e entende que as autoridades judiciais e disciplinares devem investigar todos os casos que cheguem ao seu conhecimento», acrescentou Ana Raquel Brochado.

A GNR identificou ainda outras pessoas, na sequência de uma queixa apresentada pelo presidente da SAD do Freamunde. Uma pessoa terá mostrado a Miguel Azevedo Brandão mensagens de telemóvel alegadamente recebidas antes do jogo em que constavam o resultado exato verificado ao intervalo e no final do jogo.

«Como todos os agentes desportivos, os árbitros têm direito ao bom nome e contarão sempre com o total apoio do Conselho de Arbitragem caso pretendam agir sobre quem não os respeite», assegurou a porta-voz e vogal do CA.

Hélder Malheiro voltou a ser nomeado esta quinta-feira para um jogo da II Liga. O árbitro da Associação de Futebol de Lisboa vai arbitrar o encontro entre o Portimonense e o Leixões, da 39º jornada.