FIGURA: Héldon

O principal elemento da manobra ofensiva do Rio Ave na Pedreira, conduzindo os contragolpes orquestrados pela equipa de Nuno Capucho em casa do Sp. Braga. O avançado cedido pelo Sporting teve a primeira arrancada ao minuto 40, fabricando o golo que vale aos vila-condenses o ponto conquistado na Pedreira. Na segunda parte causou vários calafrios, ainda que nenhum dos contra-ataques tenha funcionado na plenitude. Em suma, esteve em praticamente todos os lances ofensivos do Rio Ave.

MOMENTO: golo de Stojiljkovic

Corria o tempo de descontos, o Rio Ave tentava suster o ímpeto final arsenalistas, mas havia Stojiljkovic para resgatar o conjunto de Peseiro. Na única oportunidade que teve, o sérvio rematou de pé esquerdo, cruzado para o fundo das redes já para lá dos noventa.

NEGATIVO: Tomás Martinez

Herança pesadíssima: substituir Rafa. Depois de ter ido para a bancada na Supertaça e de ter ficado fora dos convocados na primeira jornada, o reforço que mais deu nas vistas na pré-temporada estreou-se com a camisola bracarense. O argentino passou ao lado do jogo, sendo o primeiro a ser preterido por José Peseiro.

OUTROS DESTAQUES

Boly

Imperial o central do Sp. Braga. Limpa tudo no seu raio de ação, impondo a sua estampa física para ganhar facilmente os duelos aéreos e para não dar espaço de manobra aos elementos mais ofensivos da equipa do Rio Ave. Ainda deu uma mãozinha na manobra ofensiva, saindo a jogar com critério.

Wakaso

Opilar do meio campo da equipa do Rio Ave e o ponto de equilíbrio que faz a ligação entre a defesa e o ataque. Valeu essencialmente pelo povoamento musculado do espaço entre a defesa e o meio campo. Impediu várias vezes que o Sp. Braga se servisse do corredor central para armar o seu jogo.

Pedro Santos

Autor do golo do triunfo no dérbi minhoto, Pedro Santos voltou a ser dos mais irreverentes do Sp. Braga, ainda que nem sempre as coisas lhe tenham saído de feição. Testou por duas ocasiões a atenção de Cássio, quase iludindo o guarda-redes do Rio Ave com cantos diretos que causaram perigo.

Rúben Ribeiro

Pausou o jogo e deu ao Rio Ave a capacidade de ter bola e de respirar por alguns instantes. O médio de 29 anos soube esconder a bola para depois a soltar com critério. Qualidade técnica acima da média no miolo do Rio Ave, a emprestar criatividade ao encontro.

Stojiljkovic

Brilhou na pré-temporada, foi o avançado com mais golos apontados, mas foi preterido por Hassan na Liga.Entrou no segundo tempo, ainda com espaço para resgatar o Sp. Braga. Depois de uma combinação entre Bakic e Hassan, o atacante sérvio rematou cruzado com o pé esquerdo evitando o desaire bracarense.