O presidente da SAD do Leixões, Paulo Lopo, garantiu ter recebido esta terça-feira da Federação a «aprovação da proposta» para que o campeonato sub-23 seja disputado em séries regionais, em vez de ter I Liga e II Liga.

A proposta, recorde-se, foi apresentado pelos clubes da II Liga - Leixões, Oliveirense, Real Massamá e Cova da Piedade -, e pretendia a alteração do modelo competitivo para a competição, que vai começar em 2018/19.

«A FPF compreendeu os nossos argumentos e vai enveredar pela constituição de séries regionais, dependendo o seu número da quantidade de clubes inscritos», disse Paulo Lopo.

«Com isto, não só reduzimos os custos com as deslocações como abrimos a porta para que a formação dos clubes da Zona Sul, normalmente menos apoiadas, por exemplo, ao nível das câmaras municipais, possa também desenvolver-se.»

Paulo Lopo falou de resto em duas ou três séries regionais.

«Será a quantidade de inscritos a definir a divisão geográfica, que no caso de serem 20, será Norte e Sul, e no caso de 30 ou mais Norte, Centro e Sul», explicou Paulo Lopo.

Recorde-se que as notícias que saíram há cerca de um mês davam conta de um campeonato sub-23 que seria disputado em duas divisões - I e II Liga -, mais uma Taça de Portugal. Paulo Lopo garante agora que em vez de duas divisões, o campeonato vai ter duas (ou três) série regionais.