Na primeira entrevista concedida em Portugal desde que assinou pelo FC Porto, Iker Casillas mostrou uma enorme abertura em falar sobre todos os temas propostos pelo Porto Canal. O Maisfutebol recupera algumas passagens da conversa, com o guarda-redes espanhol em discurso direto.

[Primeira época no FC Porto]
«Não é o que eu queria. Sempre fui um vencedor e incomoda-me não ter vencido nada na primeira época. Começámos bem, mas houve mudanças. Não foi fácil. Um clube como o FC Porto não pode estar a 13 ou 14 pontos de Benfica e Sporting.».

[Final da Taça de Portugal]
«Estivemos numa final da taça, com um ambiente maravilhoso, mas estávamos a perder por 2-0… fizemos uma recuperação fantástica, até cair nos penáltis. Se tive pena de não jogar? Estava mais ou menos assumido que era o Helton. Só podia ajudar o meu colega.

[Melhores exibições no FC Porto]
«Os dois jogos contra o Benfica, o Dragão e lá na Luz. Foram os melhores».

[Saída do Real Madrid e opção pelo FC Porto]
«Foi uma decisão complicada. Senti que a minha etapa no Madrid estava no fim. Pensei bem. Tinha pensado sair um ano antes, quando ganhei a Champions em Lisboa, mas saiu o Diego Lopez e fiquei mais um ano. Depois do que se viu, não foi bom continuar».

«Não queria ficar em Espanha, mas sempre fui muito ligado ao meu país e não queria ir para longe. O FC Porto é um dos grandes e fica perto da minha casa».

[O que conhecia do FC Porto]
«Joguei nas Antas, o estádio antigo, mas não conhecia bem a cidade. Conhecia melhor Lisboa. Também estive de férias em Portimão. Quando vim quis logo conhecer bem o Porto e a região. Gostei muito, gosto muito. Tenho a tranquilidade que queria.

[Arrependido da opção pelo FC Porto?]
«Não, não me arrependi. Mas é verdade que não estive bem no meu primeiro ano. Mas agora, mais ambientado e tranquilo, sinto que estou melhor. Tem-me feito bem à cabeça e estou bem melhor.

 [Comparação entre Real Madrid e FC Porto]
«O Real Madrid é o maior clube do mundo. Não há nenhum igual, nem Manchester United, nem Barcelona. Há diferenças com o FC Porto, mas a exigência é alta e diária, é um clube de campeões».

[Sobre a qualidade dos rivais de Lisboa]
«Houve muitas mudanças outra vez. Benfica e Sporting têm equipas que jogam juntas há mais tempo. Temos um novo técnico, mas apesar disso a época está a ser boa. Conseguimos a qualificação na Liga dos Campeões, temos de discutir a Taça da Liga e estamos bem na Liga. Tivemos três empates maus, mas estamos na luta».

[Sobre a relação com os colegas no Porto]
«A verdade é que no início me olhavam com respeito (risos). Mas sou uma pessoa aberta e tento por toda a gente à vontade. Quero estar aqui, desfrutar a cidade e conquistar títulos.