O clássico entre Benfica e FC Porto, agendado para o próximo domingo e referente à 30ª jornada da Liga, pode gerar um impacto económico de 23 milhões de euros, de acordo com um estudo do IPAM.

Deste valor, 87 por cento (20 milhões) correspondem a receitas indiretas, relacionadas com publicidade na comunicação social, assinaturas da BTV, venda de jornais, apostas online, merchandising, viagens dos adeptos e alimentação, entre outros aspetos.

13 por cento do valor global, correspondente a 3 milhões de euros, diz respeito às receitas diretas. Bilhetes para o jogo, direitos televisivos ou publicidade no estádio, entre outras vertentes.

As receitas indiretas «ultrapassam em muito o que é habitual no futebol português», e revelam a importância mediática e comercial do jogo. «Tal como há duas épocas, é real a possibilidade de só encontrarmos o campeão no último segundo do campeonato. Um cenário que, independentemente do desfecho (...) encontrará na economia nacional um vencedor antecipado», perspetiva Daniel Sá, diretor do IPAM Porto e coordenador do estudo, citado pela agência Lusa.