Aí está a Liga: tudo sobre as equipas participantes

«Somos os maiores e os melhores da Madeira. O Marítimo anda na linha da frente, os outros a reboque», disse Carlos Pereira na apresentação do plantel «verde-rubro». O presidente deixou bem claro que o objetivo é garantir a qualificação europeia, algo que não é conseguido desde 2011/12. Essa foi também a última temporada em que o Marítimo ficou à frente do Nacional, e esta rivalidade pesa muito na avaliação das temporadas. E agora com o União da Madeira também no principal escalão, o Marítimo quer atingir os objetivos sem andar a reboque dos vizinhos.
 
OBJETIVO: garantir o regresso às provas europeias
 
MELHOR CLASSIFICAÇÃO: 5º lugar

CALENDÁRIO DO MARÍTIMO
 
PLANTEL: Wellington, Salin e José Sá; João Diogo, Briguel, Diney, Deyvison (Tondela), Dirceu (Londrina), Raúl Silva e Rúben Ferreira; Alex Soares, Ghazaryan (Kerkyra), Fernando Ferreira, Barata, Tiago Rodrigues (FC Porto/Nacional), Fransérgio, Lynneeker (Cruzeiro/Betinense), Éber Bessa; Dyego Sousa, Edgar Costa, Diallo (Académica), Bamba (AS Salé), Marega e Xavier
 
SAÍDAS: Kaj Ramsteijn (Almera), Patrick Bauer (Charlton), Igor Rossi (Hearts), Danilo (FC Porto), Bruno Gallo (Vasco da Gama), Vidales (Alianza Lima), Ebinho, Micolta (Dep. Quito), Gegé, Luís Olim (final de carreira), Theo Weeks
 
TREINADOR: IVO VIEIRA

Após a saída de Leonel Pontes o presidente do Marítimo decidiu voltar a apostar num técnico madeirense, promovendo o adjunto Ivo Vieira. Embora seja uma figura associada ao Nacional, onde foi jogador e treinador, Ivo Vieira justificou a oportunidade. Não só pelo registo conseguido na Liga, com um aproveitamento pontual que dava para ir à Europa, mas sobretudo pela qualificação para a final da Taça da Liga, onde o Marítimo foi derrotado pelo Benfica.
 
FIGURA: MAREGA

Contratado em janeiro para colmatar a saída de Maazou, o avançado maliano foi uma das figuras da segunda metade da época 2014/15, com oito golos apontados em dezasseis jogos, sete dos quais na Liga. Muito possante, mas também rápido, é uma referência ofensiva importante para uma equipa como o Marítimo.