*por Roberto Rivelino

A FIGURA

JACKSON MARTÍNEZ:
o seu segundo golo não deixou dúvidas. O colombiano teve um rasgo de génio que culminou num golaço de bicicleta a acrescentar ao tento marcado de cabeça aos dez minutos. Esteve sempre em jogo, a abrir linhas de passe e a conectar a bola com os seus companheiros. Abriu várias brechas na defesa Gilista que só não foram aproveitadas por falta de esclarecimento dos seus colegas.
 
O MOMENTO

Minuto 86:
Jackson Martinez domina, roda o corpo e marca de bicicleta um golo de antologia. Foi o seu segundo golo no jogo e deteve o marcador. Um dos melhores golos do campeonato e mais uma pintura da classe que o avançado colombiano tem deixado nos relvados Portugueses.
 
Outros destaques
 
Adriano Facchini:
um penalti defendido e duas grandes defesas podiam ter feito dele a figura da partida – não fossem os dois golos de Jackson – e a derrota acumulada. Agarrou vários cruzamentos rasteiros e brilhou contra Quaresma, Herrera e Danilo, com intervenções dignificativas da sua qualidade.
 
Alex Sandro: raramente falhou um passe, esteve igual a si próprio e mostrou-se incansável durante os 90 minutos. Impulsionou o ataque e mostrou a qualidade de sempre.
 
Quaresma: sempre com o seu estilo ziguezagueante, provocou vários distúrbios a Evaldo na ponta direita portista e foi dele a assistência para o golo de Jackson, depois de ter permitido a defesa a Adriano Facchini na conversão da grande penalidade. Altruísta e cooperativo.
 
Gabriel: esclarecido na suaa forma de jogar, tratou a bola por tu e foi o jogador do Gil Vicente que mais bonito jogou. Interventivo a defender e a atacar.
 
Simy: Ponta de lança referencia no ataque barcelense, dominou várias bolas cutadas por Adriano Facchini e conquistou várias faltas aos defensores portistas. Combativoe esclarecido.