A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) diz que declarações como as de Octávio Machado, que criticou Vitor Pereira pela nomeação de João Capela para o Academica-Benfica, têm que ser punidas.

«Não podemos pactuar com este tipo de acusações, que levantam suspeição e não são nada benéficas nesta fase final do campeonato. É preciso alguém pôr uma mão nisto. Há que alterar o regulamento de disciplina, porque declarações destas, vindas de pessoas deste clube ou de outro qualquer, têm de ser punidas. As multas que os profissionais pagam são inferiores aos dos distritais e assim não pode ser. Se há alguma suspeita, então prove-se. Senão, é preferível não dizer nada», referiu Luciano Gonçalves, da APAF, citado pelo Record.

«Há que deixar as pessoas fazerem o seu trabalho. Temos os melhores jogadores e treinadores do mundo, temos dos melhores árbitros do Mundo, temos bons dirigentes. Se nem todos quiserem o bem do futebol, destrói-se tudo o que de bom tem sido feito no futebol português».

A APAF diz ainda que está ao lado de João Capela. «Ele e todos os que sofrem este tipo de pressão não vão deixar de estar tranquilos nos seus jogos, como sempre. Certamente estará lá para valorizar o espetáculo», garantiu.