Por esta altura na época passada, o Sporting lutava taco a taco pelo título com o Benfica. Após a derrota em casa com os encarnados por 1-0, que permitiu a ultrapassagem dos rivais lisboetas no topo da classificação, os leões arrancaram para uma sequência de nove vitórias consecutivas até ao fecho da Liga.

Este ano, com Benfica e FC Porto a mais de dez pontos de distância, Jorge Jesus reconhece que os objetivos dos leões são forçosamente outros, mas sublinhou que a motivação não pode deixar de existir. «O facto de não estares a correr por nenhum título não pode servir como justificação para não estares motivado. Se não, estás na profissão errada», atirou já na reta final da conferência de antevisão ao jogo com o Tondela.

O técnico do Sporting reiterou que não esperava uma época pior do que a primeira, mas disse já ter identificado o que falhou. «Pensávamos que as coisas podiam ser melhores este ano. Não foram, pelo contrário. E eu sei o que não correu tão bem. Com os erros também se aprende.»

Acto de contrição feito, Jesus apontou por fim o caminho do sucesso: a criação de uma equipa competitiva. «Se queres andar ao nível do Benfica e do FC Porto, tens de fazer o que fizeste no ano passado e ter uma equipa forte. E o Sporting teve-a no ano passado.»