Aí está a Liga: tudo sobre as equipas participantes

A candidatura do Sporting ao título não é novidade (Bruno de Carvalho e Marco Silva estiveram de acordo nesse aspeto, há um ano), mas aparece claramente reforçada no arranque da Liga. Por força da contratação de Jorge Jesus, o treinador (bi)campeão em título, e perante o incontornável «upgrade» no plantel. O onze-tipo perdeu apenas Cédric e Nani, mas ao mesmo tempo chegaram a Alvalade reforços com provas dadas, como João Pereira, Aquilani, Teo Gutiérrez e Bryan Ruiz. A conquista da Supertaça, garantida com uma vitória sólida sobre o Benfica, veio alimentar a ideia de que este leão vai ser mais feroz.
 
OBJETIVO: conquistar o título, catorze anos depois
 
MELHOR CLASSIFICAÇÃO: campeão em dezoito ocasiões

CALENDÁRIO DO SPORTING
 
PLANTEL: Rui Patrício, Marcelo Boeck e Azbe Jug; João Pereira (Hannover), Ricardo Esgaio, Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo, Ciani (Lazio), Ewerton, Naldo (Udinese/Getafe), Jefferson e Jonathan Silva; William Carvalho, Bruno Paulista (Bahia), João Mário, Adrien Silva, Aquilani (Fiorentina), André Martins; Carrillo, Carlos Mané, Gelson, Bryan Ruiz (Fulham); Teo Gutiérrez (River Plate), Montero, Slimani e Tanaka
 
SAÍDAS: Cédric (Southampton), Naby Sarr (Charlton), André Geraldes (Belenenses), Nani (Fenerbahçe), Miguel Lopes (Granada), Wallyson (Nice), João Palhinha (Moreirense), Rúben Semedo (V. Setúbal)
 
TREINADOR: JORGE JESUS

Após seis anos do outro lado da Segunda Circular, com a conquista de três títulos nacionais, o técnico saiu em final de contrato e decidiu assinar pelo clube do coração. Foi a primeira «bomba» do mercado de transferências, que gerou enorme entusiasmo junto dos adeptos leoninos e que «abafou» a polémica saída de Marco Silva. A entrada de JJ em Alvalade representou uma injeção de confiança no clube, sobretudo com a conquista da Supertaça diante do Benfica, com «arranhões» ao rival pelo meio.
 
FIGURA: SLIMANI

25 golos em 64 jogos pelo Sporting (um tento a cada 148 minutos) é um registo muito interessante para um avançado que custou apenas 300 mil euros. O internacional argelino valorizou-se muito em dois anos,  e foi rápido também a conquistar a admiração dos adeptos leoninos. Com Jorge Jesus terá um parceiro de ataque, mas será a principal referência ofensiva da equipa e depois o primeiro obstáculo defensivo, papel que assumirá com a garra habitual.