A direção da Académica, liderada por José Eduardo Simões, apresentou a demissão em bloco, segundo revelou o presidente da mesa da Assembleia Geral do clube, Alfredo Castanheira Neves, que já marcou eleições para o dia 11 de junho.

«No dia de ontem à noite [segunda-feira] recebi um comunicado da direção da Associação Académica de Coimbra - Organismo Autónomo de Futebol, endereçado pelo seu presidente, a transmitir a demissão da direção», disse o responsável, numa conferência de imprensa, em que José Eduardo Simões esteve a seu lado, sem responder a perguntas.

O ato eleitoral vai decorrer no dia 11 de junho, entre as 10h00 e as 22h00, no Pavilhão Jorge Anjinho, sendo que as listas concorrentes deverão dar entrada na secretaria do clube até dia 27 de maio, às 20h00.

A demissão surge depois de, no sábado, várias dezenas de adeptos da Académica terem pedido a demissão da direção do clube, após o empate sem golos com o Sp. Braga, que ditou a despromoção do clube à II Liga, após 14 épocas consecutivas de permanência.

Já na segunda-feira, o Alfredo Castanheira Neves tinha anunciado a marcação de uma Assembleia-Geral extraordinária para o próximo dia 19 para discutir «situação institucional e desportiva» do clube.

Até ao ato eleitoral, a direção demissionária liderada por José Eduardo Simões vai mantém-se em funções e remeteu comentários sobre a decisão para a AG de 19 de maio. «A delicadeza da situação institucional e desportiva obriga-nos a todos a uma postura de equilíbrio, compreensão e incontido respeito pelos valores, pelo passado, pelo presente e pelo futuro da Académica», sublinhou Castanheira Neves, que descartou a possibilidade de se candidatar à direção.