Artigo original: 13h29

O FC Porto recebe sábado o Sporting num clássico que os dragões enfrentam já sem objetivos competitivos por atingir, com o terceiro lugar da Liga cimentado. José Peseiro insiste, apesar disso, na ideia de que a equipa vai jogar com a motivação de querer vencer e de honrar a responsabilidade de jogar num clube com o FC Porto.

«O que nos preocupa e que temos na cabeça é que é um jogo importante. Quem está no FC Porto tem de saber lidar com a pressão, tem uma responsabilidade muito grande pela história deste clube, pelo que é a sua dimensão no futebol mundial», afirmou o técnico na antevisão da partida: «Mesmo que o terceiro lugar esteja cimentado, infelizmente para nós, o que faz sentido é os responsáveis manterem focados todos os jogadores para todos os desempenhos que têm de realizar.»

«Todos os jogos são importantes para demonstrar a consistência para se estar no FC Porto», insiste o treinador.

«O FC Porto joga para quê? Para tudo. Um clássico é sempre um clássico. Quem ganha, ganha mais coisas, quem perde, perde mais coisas. É uma verdade lapalissiana», prosseguiu Peseiro, contestando a insistência na questão de que o Clássico é bem mais importante para o Sporting do que para o FC Porto: «O FC Porto vai jogar com o Sporting e quer perder? Quer empatar? A única coisa que nós queremos é ganhar.»

José Peseiro define facilmente os objetivos propostos para o clássico do Dragão: «Vencer. De preferência jogar bem. Esses são os objetivos para o Clássico. Queremos melhorar a nossa produção, aprofundar processos.Somos profissionais, de uma profissão maravilhosa. Temos de dar o nosso máximo, em cada ação».

O técnico pretende, por outro lado, aproveitar este importante para «preparar emocionalmente a final da Taça de Portugal».