Artigo atualizado (original 4/2, 16h39)

O Benfica emitiu esta quinta-feira um comunicado, no qual pede desculpas a uma criança, adepto do FC Porto, que foi atacado por alegados adeptos do Benfica à saída do clássico de equipas B que se realizou em Londres. Já nesta sexta-feira o FC Porto também se manifestou sobre o assunto, na newsletter «Dragões Diário».

«O Sport Lisboa e Benfica lamenta e repudia as ações atribuídas a adeptos do clube, ontem, em Londres, no jogo a contar para a Premier League International Cup», escreveu o clube encarnado no site oficial: «O desporto exige respeito, muito mais para com aqueles que lutam com limitações físicas de qualquer ordem. Temos o direito a exigir respeito, quando respeitamos. Infelizmente, há sempre alguns que não sabem respeitar nem a história, nem a grandeza do Clube.»

Por isso o Benfica termina o comunicado com um pedido de desculpas, classificando o ato como cobarde. «Ao jovem adepto do FC Porto que ontem foi cobardemente incomodado, o SL Benfica endereça um pedido de desculpas e espera que uma situação destas nunca mais se repita.»

Quanto ao FC Porto, revela que Leonardo «foi naturalmente apoiado de imediato pelos responsáveis do FC Porto que acompanharam a equipa B a Londres». «Logo na altura ficou prometida nova camisola e cachecol, bem como o convite para vir conhecer o Estádio do Dragão e o Museu», escrevem os dragões, acrescentado que antes disso a criança, que reside em Inglaterra, será convidada «a assistir ao jogo da meia-final da Premier League International Cup». A publicação do FC Porto elogia ainda a atitude do Benfica: «Muito nos separa do Benfica, mas felizmente nesta matéria estamos do mesmo lado, contra a violência e os excessos.»

Recorde-se que tudo aconteceu esta quarta-feira, no final da vitória do FC Porto B sobre o Benfica, no estádio do Milwall. Segundo escreveu a mãe do adepto no Facebook, o filho, que se encontra em cadeira de rodas e a lutar contra uma grave doença, recebeu de Raul Gudiño a camisola que o guarda-redes portista utilizou durante o jogo.

À saída do estádio, porém, o grupo onde seguia o jovem cruzou-se com alegados adeptos do Benfica, que lhe tiraram a camisola, enquanto davam pontapés na cadeira de rodas, segundo referiu a mãe.

Ainda na quinta-feira, os Superdragões anunciaram, também através de um comunicado, que convidam o jovem, de nome Leonardo Ferreira, a estar na receção do FC Porto ao Borussia Dortmund, disponibilizando-se para pagar todas as despesas da viagem da criança ao Porto.

Antes disso, Cândido Costa tinha anunciado que estava disponível para dar ao jovem adepto do FC Porto a última camisola que guarda dos tempos em que representou o clube portista. O antigo extremo direito fê-lo através de uma publicação no Facebook.

 

Leo, dos tempos que representei o teu, meu clube, sobra-me apenas uma camisola que usei em campo. Foi dando todas!Esta...

Publicado por Cândido Alves Moreira Costa em  Quinta-feira, 4 de Fevereiro de 2016