Aí está a Liga: tudo sobre as equipas participantes

Apesar do fracasso de 2014/15, ano sem qualquer título conquistado, o FC Porto volta a apresentar o melhor plantel da Liga. É verdade que perdeu Danilo, Casemiro, Óliver, Quaresma e Jackson, mas ganhou Casillas, Maxi, Imbula ou Osvaldo. E Danilo Pereira, Sérgio Oliveira, André André ou Alberto Bueno, entre outros. O grupo parece ter mais soluções, sobretudo a meio-campo, e aparentar estar globalmente mais apetrechado do que os rivais, pelo menos nesta altura. Julen Lopetegui não se pode queixar da matéria-prima ao seu dispor, e por isso terá de responder com resultados bem diferentes daqueles que apresentou na primeira temporada em Portugal.  
 
OBJETIVO: recuperar o título é o objetivo principal, após dois anos de «jejum» de títulos, algo inédito com Pinto da Costa
 
MELHOR CLASSIFICAÇÃO: campeão em 27 ocasiões

CALENDÁRIO DO FC PORTO
 
PLANTEL: Hélton, Casillas (Real Madrid) e Raúl Gudiño; Maxi Pereira (Benfica), Ricardo Pereira, Maicon, Lichnovsky, Martins Indi e Marcano, Alex Sandro, Cissokho (Aston Villa), Jose Àngel; Danilo Pereira (Marítimo), Rúben Neves, Imbula (Marselha), Sérgio Oliveira (Paços Ferreira), Evandro, Herrera, André André (V. Guimarães); Bueno (Rayo Vallecano), Varela, Brahimi, Tello, Hêrnani, Aboubakar, Osvaldo (Boca Juniors/Sud America) e André Silva
 
SAÍDAS: Fabiano (Fenerbahçe), Danilo e Casemiro (Real Madrid), Óliver Torres  e Jackson Martínez (At. Madrid), Reyes (Real Sociedad), Campaña (Alcorcón), Quaresma (Besiktas)
 
TREINADOR: JULEN LOPETEGUI

Segunda oportunidade para conquistar a confiança dos adeptos, depois de uma época de estreia em que deu nas vistas na Europa, com a presença nos quartos de final da Liga dos Campeões, mas com registo negativo a nível nacional (nenhum título). Ainda assim continua a merecer total confiança da SAD liderada por Pinto da Costa, que não hesitou em satisfazer novamente as vontades do técnico, no que diz respeito ao mercado de transferências. Casillas, Maxi Pereira, Osvaldo ou Imbula, que custou 20 milhões de euros, são reforços que voltam a deixar a fasquia alta.
 
A FIGURA: IKER CASILLAS

Não se trata apenas da contratação mais sonante mais do mercado nacional, é uma das transferências mais marcantes da história do futebol português. Basta ver o impacto que gerou também a nível internacional, e não apenas no país vizinho. Nos últimos anos não conseguiu atingir o nível que fez dele um símbolo do Real Madrid e do futebol espanhol, mas o palmarés fala por si (mais de vinte títulos), e aos 34 anos pode ser ainda uma mais-valia para os «dragões».