O guarda.redes Lee Wiston, que rescindiu recentemente com o Atlético Mineiro, será o sucessor de Ricardo na baliza da Académica, segundo avançou o próprio em nota divulgada à imprensa no último sábado. Segundo apurou o Maisfutebol,  o contrato com a Briosa será de duas épocas.

«O projeto do clube me estimulou a sonhar com um caminho de sucesso na Europa, em uma oportunidade que não aparece toda hora», afirmou o atleta, que se despediu do antigo clube, de acordo com a sua assessoria, através de um acordo amigável.

«Apesar de ter atuado pouco – somente entrei em campo com a gloriosa camisa alvinegra em 2014 –, senti de perto, em diversas oportunidades, a força do torcedor atleticano. Poucos atletas terão a oportunidade que tive. Só que agora tenho que seguir meu caminho», acrescentou.

É muito provável que, à semelhança do que tem feito com outros reforços vindo do Brasil, o clube mineiro venha a ficar com uma parte ainda dos direitos económicos do atleta - normalmente, a Briosa só fica com 20 por cento dos passes.

Lee Winston Leandro da Silva Oliveira (1,88 m, 86 quilos) tem 26 anos, nasceu em São Paulo, e foi formado no Vitória da Bahia, passando depois pelos Tigres do Brasil, até chegar ao Atlético Mineiro em 2011. 

Esteve emprestado pelo emblema de Belo Horizonte no ano seguinte, ao Boa Esporte, regressando uma época depois, mas não conseguiu impor-se, daí a aposta em Portugal. 

A tarefa não era para menos, pois o titular da equipa mineira é, nem mais, nem menos, do que Victor, um dos guardiães atualmente inseridos no grupo escolhido por Scolari para tentar conquistar o hexacampeonato pelo Brasil.

Foi bicampeonato mineiro, em 2012 e 2013, e conquistou também o título da Libertadores ainda no ano passado, ao lado de Ronaldinho Gaúcho, entre outros craques brasileiros. Também venceu um Campeonato Baiano, em 2010, e um Campeonato do Nordeste, na mesma época.

Será a nona contratação dos estudantes para a nova época depois de Kalu (ex-Heartland), Hugo Seco (ex-Benfica e Castelo Branco), Aderlan (Corinthians Alagoano), Ricardo Nascimento (Moreirense), Oualembo (Lechia Gdansk), Cristiano (Sp. Braga), Rui Pedro (Cluj) e Lucas Mineiro (Vitória da Bahia). Muito próximo também de ser reforço dos capas negras está o nigeriano Obiora, que rescindiu com o Córdoba, de Espanha.