O fecho da jornada 30 da Liga permite estabelecer uma comparação com a temporada passada: uma temporada que terminou precisamente com a 30ª ronda.
 
Ora no Sporting, por exemplo, a diferença entre Leonardo Jardim e Marco Silva é afinal de um ponto: o Sporting de Jardim fez 67 pontos, este atual fez 66.
 
A maior diferença está nos rivais: no ano passado, os 67 pontos garantiram o segundo lugar, com seis pontos de avanço sobre o terceiro (FC Porto) e treze sobre o quarto (Estoril).
 
Este ano, por outro lado, 66 pontos ainda nem sequer garantiram o terceiro lugar: o Sporting está a nove pontos do líder (o ano passado estava a sete), a seis do segundo lugar e tem mais doze do que o quarto classificado.
 
O Sporting não está muito diferente, portanto, os rivais é que estão melhores: o Benfica tem mais um ponto e o FC Porto tem mais onze pontos.
 
De resto, este Sporting é mais espetacular: sofre mais golos (27 contra 20 do ano passado) e também marca mais (59 contra 54). Tem menos derrotas (duas contra três), mas mais empates (nove contra sete) e menos vitórias (19 contra 20 da época de Jardim).
 
No entanto, há outro dado que é preciso levar em conta: um dado muito relevante. O Sporting de Marco Silva tem muito mais jogos do que o Sporting de Leonardo Jardim.
 
O ano passado o Sporting não teve Europa, fez apenas dois jogos na Taça de Portugal e três na Taça da Liga, para além das trinta jornadas da Liga.
 
Este ano, por outro lado, o Sporting fez oito jogos na Europa, fez seis na Taça de Portugal e fez mais um na Taça da Liga, para além dos mesmos trinta na Liga.
 
Feitas as contas, portanto, o Sporting tem mais treze jogos oficiais este ano do que teve no ano passado: 48 jogos este ano, contra 35 jogos o ano passado. Ora isto significa uma sobrecarga do calendário em quase 30 por cento.

Para além disso, e apesar de com Leonardo Jardim o Sporting ter garantido o segundo lugar e a entrada direta na Champions, este ano é obrigatório referir que Marco Silva tem a final da Taça de Portugal pela frente, e portanto a possibilidade de conquistar um troféu.


 
Marco Silva teve mais um terço de jogos no calendário
 
Mas há mais: o Sporting fez este ano os tais 48 jogos em menos tempo do que o Sporting do ano passado fez os referidos 35 jogos.
 
Entre o primeiro jogo oficial do ano passado (18/8) e o último (11/5) passaram 266 dias, enquanto esta época entre o primeiro jogo oficial (16/8) e o último, nesta segunda-feira, (27/4) passaram 254 dias.
 
Isto quer dizer que o Sporting do ano passado tinha um jogo a cada 7,6 dias (mais de uma semana para preparar os jogos), enquanto o Sporting deste ano faz um jogo a cada 5,2 dias. São praticamente menos dois dias e meio para preparar cada jogo.
 
Estes são os dados, a interpretação fica agora a cargo de cada um.
 
COMPARAÇÃO ENTRE JARDIM E MARCO SILVA
 
Pontos
Leonardo Jardim: 67
Marco Silva: 66
 
Vitórias
Leonardo Jardim: 20
Marco Silva: 19
 
Empates
Leonardo Jardim: 7
Marco Silva: 9
 
Derrotas
Leonardo Jardim: 3
Marco Silva: 2
 
Golos marcados
Leonardo Jardim: 54
Marco Silva: 59
 
Golos sofridos
Leonardo Jardim: 20
Marco Silva: 27
 
Jogos totais (inclui particulares)
Leonardo Jardim: 44
Marco Silva: 58
 
Jogos oficiais
Leonardo Jardim: 35
Marco Silva: 48
 
Dias entre o primeiro e último jogo oficial
Leonardo Jardim: 266
Marco Silva: 254
 
Média de dias para preparar um jogo
Leonardo Jardim: 7,6
Marco Silva: 5,2